(20/08/2014) – A Federal-Mogul, multinacional do setor de autopeças, anuncia a aquisição das instalações da Honeywell Friction Materials, em Sorocaba (SP), que produz componentes de freios (pastilhas, lonas, sapatas e fluidos) das marcas Jurid e Bendix. A operação integra negociação entre os dois grupos que envolveram as unidades da Honeywell na Europa, China e Brasil – as fábricas nos EUA e a marca Bendix não fazem parte da transação.
Segundo a Federal-Mogul do Brasil, a aquisição permitirá à empresa ampliar a sua atuação nos mercados brasileiro e sul-americano. “Além do abastecimento às linhas de montagem das fábricas de veículos, reforça a atuação no segmento de reposição, com perspectivas de grande crescimento, especialmente com a implementação do programa Inovar-Auto”, informa a empresa em comunicado à imprensa.
Novo diretor chr38ndash; A unidade de Sorocaba estará sob o comando de José Roberto Alves, contratado para o cargo de diretor-geral da Federal-Mogul Motorparts do Brasil, unidade do grupo responsável pelo segmento de componentes de freio. Engenheiro mecânico, com grande experiência na indústria automobilística, Alves ocupava o mesmo cargo na Honeywell Friction Materials. Sob sua responsabilidade a unidade irá produzir e comercializar pastilhas, lonas, sapatas e fluidos de freios destinados aos mercados OEM e reposição.
Na avaliação do novo diretor, a aquisição das instalações da Honeywell está relacionada com a importância do Brasil no cenário internacional e às perspectivas de evolução de todo o mercado sul-americano, com forte potencial de crescimento. O objetivo é ampliar a participação da empresa nos segmentos OEM (fornecimento às montadoras) e de reposição, tanto no Brasil quanto em todo o continente.
Federal-Mogul – Com sede em Michigan (EUA), a Federal-Mogul é fornecedora global de componentes, módulos, sistemas e subsistemas para veículos. Fundada em 1899, possui mais de 100 fábricas e 25 centros de distribuição em todo o mundo e um contingente superior a 50 mil empregados. Além da indústria automobilística, fornece sistemas e componentes para o segmento aeroespacial e a indústria pesada. No ano passado, atingiu faturamento global superior a US$ 7 bilhões.
As atividades da empresa estão concentradas na Europa, com 46% das vendas de seus componentes, e nos Estados Unidos, com 42%. Os outros 12% estão distribuídos em outras regiões. No segmento automotivo, 60% de seus produtos são destinados a veículos leves e 30% para comerciais pesados e veículos fora-de-estrada. Os demais 10% são para os setores industriais e comerciais.
No Brasil desde 1988, a Federal-Mogul possui outras cinco unidades industriais, localizadas em Diadema (SP) e Manaus (AM), que produzem faróis e lanternas para veículos e motocicletas; Iracemápolis (SP) dedicada a limpadores de para-brisa; Hortolândia (SP), onde são fabricados isolantes, e Araras (SP), que produz eixos-comando de válvula e pistões.