(25/07/2010) – “É gratificante constatar que a situação do mercado continuou a melhorar no segundo trimestre”, comentou Lars Pettersson, presidente e CEO do Grupo Sandvik, no relatório que acompanha o balanço divulgado pela empresa na semana passada.
O balanço da Sandvik Tooling, que reúne as empresas do setor de ferramentas do grupo sueco, apresentou aumento de vendas de 38% no segundo trimestre em comparação ao mesmo período do ano anterior. Já a entrada de pedidos apresentou melhora de 45%.
De acordo com o relatório de balanço, a demanda se manteve em alta em todos os mercados. “A procura do setor de energia permaneceu forte, enquanto os negócios na indústria automotiva e de engenharia geral apresentaram crescimento. A indústria aeronáutica se manteve estável”, informa.
Todas as linhas de produtos da Sandvik Tooling apresentaram resultados positivos, em especial as ferramentas de metal duro e as de materiais superduros. O desempenho foi mais fraco na linha de produtos de HSS. Segundo o relatório, “o foco de longo prazo em áreas estratégicas ampliou a competitividade da Sandvik Tooling”.
O melhor desempenho no período foi obtido no mercado asiático, que registrou crescimento de 52% em relação ao mesmo período do ano passado. A América do Sul registrou o segundo melhor resultado com 39% de alta, seguido do Nafta (38%), Europa (34%), África e Oriente Médio (12%) e Austrália (4%).
Na comparação do primeiro semestre de 2010 com o mesmo período de 2009 as vendas apresentaram aumento de 24%, enquanto a entrada de pedidos registrou expansão de 33%.