São Paulo, 19 de abril de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

05/07/2014

Workshop reúne principais pesquisas em engenharia de superfície

(06/07/2014) – O 69° Congresso Anual da Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM) terá em sua programação o 1º Workshop de Tratamentos de Superfícies de Ligas Resistentes à Corrosão entre os dias 21 a 25 de julho. O evento é resultado de um Projeto da Fapesp, em pesquisa conjunta entre os departamentos de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da Poli-USP e da University of Birmingham, da Inglaterra, no desenvolvimento de tecnologias de tratamento superficial utilizando tecnologia de plasma.

“Os trabalhos que serão apresentados no Workshop são inovadores. Isso porque a tecnologia de endurecimento superficial de aços inoxidáveis ainda se encontra em processo de introdução no setor produtivo”, explica Eduardo Pinedo, doutor em Ciências e diretor-técnico da Heat Tech. “No evento, serão expostos e discutidos importantes resultados de pesquisa obtidos pelos principais especialistas nacionais e internacionais em modificação microestrutural de sua superfície”, diz André Paulo Tschiptschin, professor titular do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da Poli-USP e coordenador do Tribes – Núcleo de Apoio à Pesquisa em Tribologia e Engenharia de Superfícies.

O professor Hanshan Dong e a dra. Xiaoying Li, da University of Birmingham, serão destaque no Workshop. Além deles, participarão outros renomados pesquisadores, como Clodomiro Alves, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), e Ana Sofia Clímaco Monteiro de Oliveira, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), ambos ligados ao Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies.

Os coordenadores do Workshop também divulgarão os principais resultados das pesquisas realizadas em conjunto no Projeto Cooperativo, financiado pela Fapesp, sobre a utilização de tratamentos superficiais de difusão sob plasma em ligas inoxidáveis. Haverá ainda apresentações técnicas orais e de pôsteres.

O evento é dirigido aos profissionais da siderurgia e a todo público da indústria de manufatura, tais como: petróleo e gás, petroquímica, química, farmacêutica, alimentícia, papel e celulose, biomateriais, cutelaria, ferramentaria, automotiva e aeronáutica.

Programação especial de aniversário – Além do 1º Workshop de Tratamentos de Superfícies, o 69º Congresso Anual – que integra as comemorações dos 70 anos da ABM – sediará o Pan American Materials Conference, o 1st Brazilian-German Symposium on Materials Science and Engineering, e o 14º Enemet – Encontro Nacional de Estudantes de Metalurgia, Materiais e de Minas.

69º Congresso Anual da ABM – Internacional

Data: 21 a 25 de julho de 2014

Local: Frei Caneca Convention Center, São Paulo

Site: www.abmbrasil.com.br/congresso/2014/informacoes-gerais.asp

Receba notícias
em seu e-mail

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.