(22/06/2014) – A MCS Kollmorgen vai iniciar a produção de drives em Barueri (SP) no próximo semestre. Esta informação confirma notícia publicada pelo site Usinagem-Brasil no ano passado, logo após o anúncio da aquisição da MCS pela Kollmorgen, em maio de 2013. Para o próximo ano está prevista também a produção local de motores.
A linha escolhida para ser produzida no Brasil é a família de drives AKD, a mais recente geração de acionamentos da Kollmorgen, que se caracteriza pela flexibilidade e fácil integração em qualquer aplicação. “Já temos pessoal contratado e treinado nos Estados Unidos, nas áreas de testes e produção, e devemos receber as primeiras linhas de montagem no início do segundo semestre”, diz Edson Casagrande, diretor da MCS Kollmorgen.
“A Kollmorgen desenvolveu células de produção flexíveis para a produção de acionamentos. São estruturas que podem ser replicadas em outros locais, como já ocorreu em algumas regiões dos EUA e na China”, explica Casagrande. A princípio serão trazidas algumas células de produção para fazer os modelos principais e, à medida que a demanda exigir, outras células virão.
Componentes de maior volume a princípio serão importados das fábricas da Alemanha e Estados Unidos. Alguns itens serão terceirizados no Brasil. Mas o objetivo, segundo o diretor, é num curto espaço de tempo atingir os requisitos para obter os incentivos do PPB (Processo Produtivo Básico). “Temos um planejamento gradual para se atingir 100% de produção local, mas vamos começar com o mínimo necessário para ter o PPB”.
Casagrande informa ainda que em 2015 processo semelhante será implementado para passar a fabricar também motores. A linha escolhida para ser produzida no Brasil são os modelos da linha AKM.