
Bolt on head, ferramenta que já está sendo fabricada em Indaiatuba
No final de 2007, dois novos centros de usinagem cinco eixos foram instalados na fábrica da Kennametal, em Indaiatuba (SP). Tratava-se apenas do início de um processo que ao longo de 2008 e início de 2009 colocará cerca de 40 novas máquinas e equipamentos na planta paulista. O total do investimento é estimado em US$ 10 milhões.
Zuza Guimarães, diretor-geral da Kennametal Brasil, informa que a filial acaba de vencer concorrência com 16 outras fábricas da Kennametal para a produção do bolt on head (a cabeça do sistema modular de mandrilhamento) e está em vias de ser homologada para a produção de dois tipos de corpos de fresa standard. “Para se ter uma idéia da expansão da fábrica, hoje – já com o bolt on head – a fábrica responde por 20% do faturamento da filial. Quando estivermos com a capacidade total em operação, a fábrica passará a responder por 55% do faturamento”, explica Zuza.

O planejamento da Kennametal é que 70% da produção das novas linhas sejam destinados ao mercado brasileiro, enquanto os 30% restantes seriam exportados para os estoques centrais do grupo. O diretor-geral conta que a expansão da planta brasileira já estava prevista quando de sua inauguração em 2006, mas a velocidade com que está ocorrendo se deve também ao fato de a principal fábrica de corpos de ferramenta, em Solon, nos EUA, estar com a capacidade tomada, devido ao aumento da demanda mundial.