
transfer news
(15/06/2014) – Para fugir da dependência (e dos altos e baixos) do setor automotivo, a Overdrill está diversificando os setores da atuação. A empresa de Diadema (SP) desenvolveu um cabeçote para furação destinado a fabricantes de metais sanitários. Os protótipos foram desenvolvidos durante dois anos, baseados em modelos europeus.
A entrada no novo segmento se deu há dois anos. Em 2013, um ano considerado atípico, mais de 50% das máquinas produzidas pela empresa foram destinadas à fabricação de metais sanitários, conta Gabriel Silva, gerente de Vendas.
O gerente frisa, no entanto, que a Overdriil se mantém confiante no setor automotivo no longo prazo. Inclusive, junto com outras 25 empresas selecionadas, participa do Focem-Auto, programa organizado pelos governos do Mercosul para oferecer capacitação técnica e certificar fornecedores da cadeia automotiva. O projeto é coordenado pela ABDI – Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial e financiado pelo Ministério de Desenvolvimento da Indústria e Comercio Exterior (MDIC).
A Overdrill tem histórico na área de inovação. Em janeiro deste ano conquistou um prêmio de inovação tecnológica pelo desenvolvimento de um centro de usinagem especial para a fabricante de fogões Esmaltec. A máquina reduziu o número de operadores, promoveu o aumento da vida útil das ferramentas e a qualidade das flanges usinadas.
Criada em 2003, a Overdrill desenvolve máquinas para operações de usinagem, montagem controle e testes, todas como projetos especiais. A média de produção é de oito máquinas por ano. Uma fração do faturamento vem de componentes, fabricados no Brasil ou importados de suas representadas europeias, que respondem por 20%.