(08/06/2014) – A Maxion Wheels terá uma segunda fábrica em Limeira. A pedra fundamental da nova unidade foi lançada na quinta-feira passada. A futura planta será construída no mesmo terreno onde hoje está instalada a unidade que produz rodas de aço para veículos leves (a Fumagalli), e que emprega cerca de 1200 colaboradores em três turnos.
A segunda planta vai fabricar rodas de alumínio para os veículos leves e deve gerar 500 empregos diretos. As duas fábricas juntas somarão 1.700 funcionários na cidade. Segundo o presidente da empresa nas Américas, Don Polk, a nova fábrica vai atender a alta demanda do mercado nacional por automóveis com este tipo de roda. Polk lembra também que a região possui diversas empresas do setor automotivo e, em breve, receberá novas instalações das montadoras, caso da Honda, na cidade de Itirapina, e da Mercedes-Benz, em Iracemápolis.
Segundo Polk, em entrevista ao jornal Gazeta de Limeira, o Brasil conta hoje 16 montadoras, com previsão de chegar a 25 até 2016, e importa atualmente cerca de 1,5 milhão de rodas de alumínio., o que justificaria o investimento. A Maxion Wheels já possui uma fábrica de rodas de alumínio, instalada em Santo André (SP), que aliás também está recebendo investimentos para ampliar em 50% a capacidade atual de 1,5 milhão de rodas/ano.
A Iochpe-Maxion é a maior fabricante nacional de rodas e chassis para veículos comerciais e de vagões de carga e fundidos ferroviários. A Companhia gera atualmente mais de 6.500 empregos, distribuídos em sete unidades fabris, localizadas nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, além de uma unidade na China. A empresa atua nos segmento de rodas e chassis, autopeças e equipamentos ferroviários. Seus produtos são comercializados em mais de 42 países, espalhados pelos cinco continentes.