São Paulo, 03 de fevereiro de 2026

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

27/06/2010

Motor PREX, da Okuma, ganha prêmio no Japão


(27/06/2010) – O motor PREX, de relutância de magneto permanente de alta eficiência, desenvolvido pela Okuma, recebeu o Energy-Saving Machine President´s Award, da Japan Machinery Federation (Prêmio de Economia de Energia da Federação Japonesa de Máquinas).

Alcino Bastos, diretor da Okuma no Brasil, informa que os motores PREX são de relutância do tipo integral (built-in) aplicados ao fuso de máquinas-ferramenta. “O rotor é dotado de numerosos canais que otimizam a geração de força e recebe uma pequena quantidade de magnetos permanentes para melhorar a performance do sistema”.

Segundo o diretor, o PREX é mais eficiente que os motores de indução, anteriormente utilizados nesse tipo de aplicação, e, dentro das faixas de rotação utilizadas na maior parte das usinagens, tem o torque elevado entre 4% e 9%. Compactos e com pequena massa na secção rotativa, o que reduz a massa inercial em 47%, o PREX propicia acelerações e desacelerações mais rápidas.

“Comparado com motores indutivos de magnetos permanentes existe menor perda de eficiência em altas rotações e como menos magnetos são utilizados a quantidade de terras raras magnéticas, um recurso natural escasso, é reduzida”, acrescenta Bastos. “A combinação de todas estas características reduz o consumo de energia entre 5 e 13%”. Os motores Prex equipam os tornos da série Space-Turn EX e da série Multus de máquinas multitarefa.

Bastos explica que o prêmio da Federação Japonesa de Máquinas é concedido a indivíduos, companhias ou organizações que desenvolvam e comercializem máquinas com características superiores de economia de energia e que contribuam para o avanço da utilização eficiente da energia. “O prêmio tem como meta desenvolver e disseminar a utilização de máquinas com características superiores de economia de energia”, explica.

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.