São Paulo, 06 de dezembro de 2025

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23/02/2008

Faturamento da Kennametal Brasil cresceu 32%

A nova gestão da Kennametal Brasil – que está completando seis meses à frente da filial – está alcançando resultados que só eram previstos pela matriz para daqui um ano. No primeiro semestre do exercício fiscal 2008 (julho/junho), o crescimento foi de 32% em relação ao mesmo período do ano anterior. O resultado mais expressivo foi obtido em dezembro, com incremento de 40% sobre o mesmo mês do ano anterior.

“Nós temos uma nova Kennametal aqui no Brasil”, afirma Steven Verdel, diretor de Estratégias Globais de Vendas, Planejamento e Desenvolvimento, que esteve no País na semana passada para avaliar o desempenho da filial brasileira. Para Verdel, os resultados obtidos se devem a vários fatores, mas principalmente à motivação da nova equipe. “A Kennametal Brasil está motivada e empenhada em ser a melhor do segmento de ferramentas de corte do País”, afirma.

Segundo o diretor, os resultados obtidos no Brasil no semestre passado só ficam atrás dos obtidos na China (+41%), onde foram realizados pesados investimentos nos últimos dois anos. “Esses dois resultados, em particular, mostram o acerto de nossa estratégia de crescimento nos países emergentes”, acrescenta.

Verdel refere-se à estratégia da Kennametal batizada de “Um Terço”, que visa equilibrar o faturamento do grupo em três grandes regiões do globo. Assim, 1/3 das vendas deveriam ser obtidas nos EUA e Canadá; 1/3 na Europa Ocidental; e 1/3 nos mercados emergentes (América Latina e Leste Europeu) e Ásia. Atualmente, 50% do faturamento do grupo são provenientes de negócios realizados nos EUA e Canadá; 35% na Europa; e 15% nos mercados emergentes e na Ásia. Obviamente, o objetivo não é o de reduzir vendas nos principais mercados, mas elevá-las nos países emergentes e na Ásia.

Em todos os mercados em que atua, a empresa pretende ser a número 1 ou, no mínimo, a número 2. No Brasil, especificamente, o plano é levar a filial à liderança do mercado em cinco anos, com crescimentos anuais nunca inferiores a 30%. Isso explica, em parte, os investimentos que estão sendo realizados na fábrica de Indaiatuba (SP) e o total suporte à direção local.

“Desde que assumi a direção, praticamente toda semana temos representantes da matriz aqui”, informa Zuza Guimarães, diretor-geral da Kennametal Brasil, confirmando o apoio e o suporte que a direção mundial tem oferecido a operação brasileira. “Esse suporte tem se dado em todas as áreas, como em treinamentos técnicos, sistemas, vendas, engenharia, administrativo…”.

Para o diretor-geral, esse apoio tem sido um dos diferenciais da filial nos últimos seis meses. “E os resultados estão aparecendo”, diz, referindo-se ao crescimento de 32% no semestre passado e aos 39% obtidos em janeiro. “Nossa meta é manter o faturamento em ritmo crescente e fechar 2008 com uma média de 40%”.

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