(18/05/2014) – A fabricante de autopeças TMD Friction anunciou no último dia 13 a mudança de sua fábrica de Indaiatuba (SP) para Salto (SP), onde continuará produzindo pastilhas e lonas de freio da marca Cobreq. A empresa, que é controlada pelo grupo japonês Nisshinbo, irá investir R$ 142 milhões na nova unidade.
“Depois de quase 40 anos em Indaiatuba, nossa planta se tornou uma “ilha” – uma fábrica em meio a um bairro residencial. Isso não só nos impede de crescer e aumentar a produção, mas também traz riscos e incômodos à população, principalmente por conta do número de caminhões que recebemos na planta todos os dias”, explicou o CEO do grupo TMD Friction, John Hudson. “Em Salto, no distrito industrial, podemos continuar crescendo”.
A decisão da empresa de investir na ampliação das operações brasileiras está diretamente relacionada ao crescimento econômico do País. De acordo com diretor-geral de negócios, Edilson Jaquetto, a ideia é ampliar a capacidade produtiva da empresa, acompanhando a demanda do mercado. Enquanto em Indaiatuba são produzidas 17 milhões de pastilhas por ano, a expectativa é que, em Salto, este número passe para 22 milhões. Já a produção anual de lonas de freio vai dobrar, indo de 9 para 18 milhões de peças. Segundo o diretor, haverá um período de transição com a gradativa transferência para a planta de Salto entre 2015 e 2016, período em que a TMD ficará operando simultaneamente nas duas plantas.
Os 550 funcionários da planta de Indaiatuba terão transferência automática para Salto, onde 200 novos postos de trabalho serão criados. As duas plantas estão a uma distância de 15 km. O empreendimento está sendo implantado em terreno de 100 mil m², onde a nova fábrica terá 30 mil m² de área construída. O investimento faz parte do projeto Mudar para Melhorar. Com o investimento, a TMD Friction do Brasil pretende elevar seu faturamento de R$ 140 milhões em 2013 para R$ 215 milhões em 2017, elevando também o market share de 36% para 41% no mercado de pastilhas para freios dianteiros e de 40% para 65% no de freios traseiros.