São Paulo, 03 de fevereiro de 2026

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

02/05/2010

Bodycote Brasimet: novos rumos no mercado brasileiro

(02/05/2010) – A mais tradicional empresa de tratamento térmico do Brasil, a Brasimet – adquirida há três anos pelo grupo inglês Bodycote – vive momento de profunda transformação. Com previsão de novas tecnologias, novas unidades e novo posicionamento mercadológico, a empresa anuncia o fechamento da unidade de Santo Amaro. A informação foi divulgada pela revista Industrial Heating, de abril de 2010.

Em entrevista concedida a Udo Fiorin, editor da publicação, Jan Elwart, presidente da empresa na Europa continental e agora também responsável pela operação sul-americana, explicou as mudanças na estratégia mundial do grupo. Na divisão anterior, por regiões geográficas (Europa, EUA e Ásia), a operação brasileira era subordinada aos EUA. Na nova estratégia, o foco passa a ser o cliente, sendo estabelecidas duas divisões globais: aeroespacial, defesa e energia em uma; e automotiva e indústria em geral em outra.

Dentro da nova estratégia, a filial brasileira passará por uma reforma radical. A começar pela desativação da unidade Santo Amaro: até o final do ano a atual unidade deixará de existir. “Santo Amaro é a maior planta de tratamento térmico que conheci na minha vida. O fechamento da unidade de Campinas foi um erro, que conseguimos reverter a tempo”, disse Elwart. Portanto, a unidade de Campinas será reformada e ampliada. Foram também alugados dois galpões na Rodovia dos Bandeirantes, para a instalação da unidade Jundiaí.

Estas unidades prestarão serviços distintos. Campinas, com entrada em operação prevista para julho próximo, concentrará os tratamentos com atmosfera protetora: os fornos-poço; os fornos-câmara; além dos equipamentos para indução e para o processo Corr-I-Dur. Em um dos galpões em Jundiaí, com inauguração prevista para novembro, estarão os fornos de brasagem, a vácuo e contínuos. No outro, funcionará a Toolcenter, unidade dedicada ao tratamento térmico de ferramentas com fornos a vácuo, nitretação a plasma e revestimento PVD. As unidades de Joinville e São Leopoldo, a principio não sofrerão substanciais transformações, assim como a sucursal da Argentina.

NOVIDADES – O banho de sal será banido das novas unidades. Em seu lugar, novos processos. Elwart, com 40 anos de experiência em tratamento térmico, diz que no Brasil há muita probabilidade de corrosão, com os mais de 8.000 km de costa. Por isto, acredita no sucesso do novo processo desenvolvido pela Bodycote, o Corr-I-Dur, misto de nitretação e oxidação no mesmo equipamento, patenteado pela empresa. Outra novidade é o Kolsterising, processo de cementação em peças de inox austenitico, que aumenta a dureza e mantém a resistência à corrosão original. Para o crescente mercado de petróleo no Brasil, outra novidade: o processo de recobrimento metálico por chama.

Elwart informou ainda que o Brasil é o país no qual o grupo inglês mais está investindo em 2010. No total serão 8 milhões de libras esterlinas, cerca de 22 milhões de reais. O executivo prevê instalar no Brasil, entre três e cinco anos, rede de 10 a 15 plantas de tratamento térmico de menor porte, com um total de 50 a 100 empregados cada.

Fonte: www.revistaIH.com.br.

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.