(28/03/2010) – Importadora de ferramentas de corte, a TSCI Sanposs decidiu buscar na Europa fabricantes especializados no segmento de usinagem de implantes odontológicos e ortopédicos para distribuir no Brasil. Entre as marcas representadas estão as alemãs e suíças Hobe, Ham, Bass, Horn e Utilis.
“Nós já atuávamos no segmento de microusinagem e percebemos essa necessidade entre os fabricantes nacionais de implantes”, explica Andreas Posselt, diretor da TSCI Sanposs. “Trata-se de um segmento que vem crescendo nos últimos três anos e que está em expansão no Brasil”, acrescenta.
Segundo Posselt, que apresentou a nova linha durante a Techmei 2010, muitos fabricantes nacionais estavam encontrando dificuldades para encontrar no Brasil as ferramentas que necessitavam e alguns estavam importando diretamente. “É um segmento ainda em desenvolvimento, mesmo no exterior. São poucos fabricantes especializados nesse tipo de ferramentas”, informa.
Uma das novas representadas é a Hobe, da Alemanha, que só fabrica ferramentas para microusinagem, especializada em materiais como titânio e inox. “A Hobe tem um programa voltado à usinagem de implantes”, frisa o diretor. A linha é composta de bits e bedames, microbrocas, ferramentas para sextavar, fresas para turbilhonamento de roscas e microbrochas.
Já a Ham, também da Alemanha, produz microbrocas a partir do diâmetro 0,5 mm. A linha da Utilis, da Suíça, é composta de suportes, tanto para máquinas como para implantes e próteses, porta-ferramentas para microferramentas e ferramentas intercambiáveis.
Outras duas empresas já eram representadas pela TSCI Sanposs. A Horn, que também fabrica ferramentas para microcanais e interpolação de canais; e a Bass, especializada em rosqueamento de micropeças, que fabrica machos de pequenas dimensões para a usinagem de roscas.