(21/03/2010) – Na semana passada, a Seco Tools promoveu em Sorocaba (SP) e Joinville (SC) o Workshop Internacional sobre Moldes e Matrizes. O interesse do público pelos dois eventos surpreendeu a empresa: em Santa Catarina foram cerca de 130 participantes; em São Paulo, 70.
A retomada no setor de moldes e matrizes pode ser apontada como um dos motivos da grande procura. Em Joinville, um dos principais pólos de ferramentaria do Brasil, Darceo Schulz, vice-presidente do Núcleo de Usinagem e Ferramentaria da ACIJ, entidade que apoiou o workshop, enfatizou a importância da realização deste tipo de evento, na medida em que promove o aperfeiçoamento dos profissionais envolvidos no segmento e fomentam o acesso e conhecimento a novas tecnologias de usinagem.
Wilco Van den Boogaard, engenheiro de Aplicação da Seco-Jabro, da Holanda, apresentou a nova linha de fresas solidas de metal duro da Seco Tools, a Jabro-Sólidchr38sup2;. “Mas não só. Os eventos promovidos pela Seco são essencialmente técnicos e não se limitam a simples divulgação de produtos”, faz questão de frisar Ricardo Kretli, responsável pela área de Marketing da Seco Tools.
De acordo com Kretli, Van den Boogaard discorreu sobre várias estratégias de corte voltadas a otimização do acabamento de moldes. Detalhando, inclusive, alternativas no caso de materiais endurecidos ou sem tratamento térmico, apontando quais tipos de fresas sólidas eram mais indicadas para cada uma das opções. Na opinião do especialista, “este tipo interação com os clientes (o workshop) é fundamental para a empresa entender suas necessidades e propor novas soluções”.
Os workshops contaram ainda com a participação de Fábio Ricardo, gerente de Treinamento da Seco Brasil, que abordou os fundamentos do fresamento e como aproveitar melhor as estratégias na usinagem de moldes; e João Marcelo P. Nunes, especialista em Moldes e Matrizes, que apresentou um quadro conjuntural do mercado de moldes e mostrou como a empresa tem atendido o segmento.
PRÓXIMOS EVENTOS – Nos próximos meses, a Seco Tools estará realizando outros eventos técnicos, alguns com participação de convidados internacionais. As datas ainda não estão confirmadas, mas em abril o tema abordado será torneamento; em maio, fresamento; em junho, hole making; e em julho, ferramentas para o setor de óleo e gás.
Informações sobre os próximos eventos podem ser obtidas pelo e-mail: ricardo.kretli@secotools.com.