(10/11/2013) – Após quase uma década sem produzir motores na Argentina, a MWM International reinaugurou na semana passada sua linha de produção de motores na cidade Jesús María. Os propulsores irão abastecer fabricantes de tratores, caminhões e ônibus.
A nova linha de montagem, com 230 colaboradores, terá capacidade para produzir 5 mil propulsores por ano, entre eles os motores Série 229 para tratores, MaxxForce 4.3 litros, 4.8 litros e 7.2 litros para caminhões e ônibus, e os motores NDG 9.3 litros que serão exportados para o Brasil.
A unidade conta com usinagem de cabeçotes, de eixos-comando, carcaças de alumínio, sistema integrado de controle com seleção automática de apertos, torqueadoras eletrônicas com transdutor de torque, cabine de pintura com forno de secagem, sistemas de inspeção com câmaras, entre outros.
Instalada em 1994, a fábrica argentina da MWM International produziu 180 mil motores entre 1994 e 2003. Nesse ano, a produção de motores foi interrompida, passando a se dedicar à usinagem de peças de alumínio, fabricação de eixos de cames e peças de reposição, focados no mercado local e de exportação. Estas atividades geram balança comercial positiva e continuarão a ser desenvolvidas na unidade fabril.
A expectativa é que até o final do ano 800 motores sejam produzidos na unidade, dos quais 200 serão destinados ao mercado argentino e os demais para exportação. Para 2014 os pedidos já superam o volume de 3.000 unidades.
