São Paulo, 29 de abril de 2024

24/08/2008

CNC: condições básicas para se escrever um bom programa

(*) Fernando Cassaniga

(24/04/2008) – “Escrever um programa CNC é transformar em códigos uma usinagem que o programador realiza mentalmente”.

Como se trata de um trabalho técnico e intelectual, com elevado teor de criatividade, é fundamental que o programador esteja em boas condições físicas e psicológicas, pois disto resultará seu desempenho criativo.

Um programador tem que trabalhar sem pressão, ganhando relativamente bem, de forma confortável e em bom ambiente de trabalho.

O resultado desta condição é um trabalho que vai gerar usinagens otimizadas, de ótima qualidade no desempenho das máquinas e das ferramentas, fazendo com que a produtividade seja alta, com menos refugos e de baixo custo operacional. Manter o programador bem amparado e motivado é investimento com retorno garantido.

Existem gerenciadores de tarefas que pensam em colocar pressão para que um programador produza muitos programas, considerando que estão tendo “lucro”. Engano. Nesse caso, o melhor é comprar um CAM que mesmo de má qualidade em otimização de usinagem, produz muito mais (veja neste site matéria sobre programação CAM x Manual). A verdade é que na usinagem de produção “melhor é a qualidade dos programas, não a quantidade”.

Existem gerenciadores de tarefas que pensam que pagando salários baixos, ou acompanhando o valor de mercado de determinada região, que também é baixo, estão tendo “lucro”. Engano! Imaginemos como funciona a “cabeça” de um intelectual que está pensando na prestação da casa atrasada, na conta da farmácia, nos juros bancários etc.

Por outro lado, imaginemos como funciona a “cabeça” de um intelectual que está com as contas em dia, que tem um bom padrão de vida, casa própria, carros do ano, lazer, boa poupança etc. Existe uma grande diferença da primeira situação, ou é apenas filosofia?

Estar motivado é criar motivos para a realização das coisas. Quando esta coisa se chama programa CNC, devemos ficar atentos, pois é dele que são gerados os recursos financeiros de uma usinagem.

Como criar motivos? Existe uma teoria que não falha: “Uma empresa somente terá seus funcionários comprometidos com seus objetivos, quando ela própria estiver comprometida com os objetivos do funcionário”.

“Programador CNC tem de trabalhar em PAZ e MOTIVADO!” Não basta apenas estar preparado emocionalmente e motivado. Existe a necessidade da organização de ações preliminares que permitam a execução desta tarefa de forma focada, tranqüila e bem amparada de informações.

** Esta série de artigos continua na próxima semana, com a publicação da segunda parte: As ações que influem na qualidade final de um programa CNC.

(*) Fernando A. Cassaniga é instrutor de treinamento da Heller e autor dos livros: “Fácil Programação do Controle Numérico” e “Fácil Programação do Controle Numérico Fanuc”. Site:

www.cnctecnologia.com.br .

Receba notícias
em seu e-mail

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.