São Paulo, 03 de fevereiro de 2026

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

21/02/2010

Dormer usa novo software para simular rosqueamento

(21/02/2010) – O setor de usinagem contava até aqui com avançadas tecnologias para simulação por computador de operações de fresamento, produção de canais, mandrilamento, torneamento e furação. O mesmo não ocorria na área de rosqueamento. Para suprir essa lacuna, o departamento de P&D da Dormer, da Suécia, se uniu à Third Waves Systems, dos EUA, para desenvolver um software para essa aplicação.

“É um software da era espacial. Usar qualquer outra coisa seria como voltar à Idade da Pedra”, comenta Anders Theorin, engenheiro de projeto da Dormer Suécia, sobre a nova ferramenta de simulação de rosqueamento da empresa, desenvolvida principalmente para clientes aeroespaciais. O software está sendo usado atualmente para desenvolver a nova linha de machos da Dormer para materiais resistentes ao calor, a ser lançada no final de 2010.

O software foi lançado em agosto de 2008 e apresentado à indústria na conferência de usuários do AdvantEdge em Fort Worth, Texas, nos EUA, em maio de 2009.

O AdvantEdge é um pacote de software para modelagem de elementos finitos (FEM) e análise de elementos finitos (FEA) que vem sendo usado pela indústria aeroespacial há cinco anos para simular suas necessidades de usinagem em um mundo virtual, substituindo o método de “tentativa e erro”.

Os benefícios são muitos e incluem aumento da vida útil da ferramenta, previsibilidade de formatos, agilização dos ciclos de projeto e redução de custos.

A FEM envolve a criação de uma descrição matemática da superfície de um objeto, resultando em um modelo pronto para análise. A FEA analisa o modelo de superfície, submetendo-o a vários testes para determinar ou estabelecer sua integridade sob condições específicas.

A mesma ferramenta AdvantEdge agora está disponível para rosqueamento – algo que costumava ser muito mais difícil de simular, devido à geometria tridimensional da produção de roscas. Como tal, é a única ferramenta dinâmica de FEM/FEA em 3D disponível para rosqueamento no mundo hoje.

“O AdvantEdge diminui a quantidade de ferramentas de teste que precisam ser fabricadas no mundo real, o que reduz custos e acelera o processo significativamente. Ele permite reunir uma enorme quantidade de dados, eliminando a necessidade de adivinhação, além de testar diferentes situações, algo que seria muito difícil de se fazer no mundo real”, explica Theorin, que participou do projeto do novo software e o apresentou na conferência de Fort Worth.

“O produto final é uma ferramenta aprimorada para usinar materiais como titânio, inconel, aço inoxidável e outras superligas. A usinagem desses materiais pode ser muito cara, portanto cada segundo economizado ou cada furo rosqueado sem que a ferramenta se quebre vale muito tempo e dinheiro para os clientes”, destaca.

O novo simulador de rosqueamento AdvantEdge leva em conta fatores como dureza, emulsão, propriedades químicas, velocidades de corte, coberturas, geometria, atrito dinâmico, coeficientes térmicos e outros.

(Publicado na revista D.World, 1-2010, da Dormer Tools)

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.