São Paulo, 03 de fevereiro de 2026

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

21/02/2010

Oerlikon Balzers retoma planos no Brasil e Argentina

(21/02/2010) – Entre março e abril, a Oerlikon Balzers vai reativar um centro de revestimentos no Brasil e inaugurar uma planta em Buenos Aires. Essas duas ações marcam a retomada dos planos de investimentos da empresa na região, que incluem ainda a criação de uma unidade de revestimentos em Manaus em 2011.

“O ano de 2009 foi desgastante para a Oerlikon Balzers. Tivemos que agir de maneira consciente e rápida para evitar que a situação financeira da empresa fosse afetada”, lembra o diretor Comercial Marcelo Dornelles Pimenta. A queda no volume de negócios obrigou a empresa a adiar investimentos, desativar temporariamente centros de revestimento e reduzir o quadro de funcionários, entre outras ações. “Graças a isso, tivemos um resultado satisfatório no final do ano de 2009, o que nos permite iniciar 2010 com nova passada de investimentos”.

Com a melhora da demanda nos últimos meses, a Balzers decidiu reativar o centro de revestimentos in-house que mantém na Samputensili do Brasil, em Jundiaí, no próximo mês de março. “Este centro é especializado no revestimento de ferramentas para o corte de engrenagens e está equipado com dois fornos de revestimento, o que nos possibilitará melhorar ainda mais nossos prazos de entrega”.

Projeto adiado em meio à crise mundial, o centro que será inaugurado em Buenos Aires, em abril, exigiu investimentos de R$ 5 milhões. Montado em parceria com a empresa argentina Nitrogas, será do tipo full service: vai oferecer serviços de tratamento térmico, revestimentos e nitretação. “Esse centro vai aumentar nossa capacidade na Argentina, onde já temos uma unidade em Cordoba”.

POLIMENTO – Outra novidade são as máquinas de polimento que estão sendo instaladas na sede da Balzers, em Jundiaí (SP). Esses equipamentos possibilitarão o tratamento de superfícies antes e depois do revestimento. A unidade também recebeu uma máquina de medição de geometria de ferramentas de corte.

O diretor acrescenta ainda que para 2010 também estão previstos o lançamento de novos tipos de revestimentos, que fazem parte da Geração 6 da Oerlikon Balzers. São revestimentos voltados ao segmento de corte de engrenagens, para materiais de difícil usinabilidade e para moldes e matrizes. Pimenta informa que os novos revestimentos estão dentro do escopo da nova estratégia adotada pela Oerlikon Balzers na América do Sul, centrada na segmentação do mercado. “Estamos também investindo pesado na área de moldes e matrizes com a aquisição de uma linha de polimento de matrizes segmentadas para a indústria automotiva”.

A partir de abril, a Oerlikon Balzers contará com seis centros de revestimento no Brasil e na Argentina. Dois em Jundiaí (SP), na matriz e na Samputensili, um em Caxias do Sul (RS) e um em são José dos Pinhais. Na Argentina, o de Córdoba, in-house na Volkswagen, e o novo de Buenos Aires. “Nosso time também está sendo refeito, já contratamos oito pessoas para a produção no Brasil”, informa. “Estamos muito otimistas com o ano de 2010 no Brasil, que é um país estratégico no crescimento do Grupo Oerlikon”.

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.