(31/01/2010) – A Mori Seiki anunciou na semana passada que pretende instalar fábrica de máquinas-ferramenta nos EUA. O projeto pode ter início em 2011, segundo afirmou Masahiko Mori, CEO da empresa japonesa.
De acordo com Mori, a persistir a diminuição da taxa de câmbio entre os EUA e Japão, “torna-se vantajoso em termos fiscais fabricar máquinas-ferramenta nos EUA, eliminando o custo de importação do Japão”
Atualmente, a Mori Seiki conta com quatro unidades produtivas no Japão. A empresa mantém ainda uma unidade fabril na Suíça, a Dixi, adquirida em 2007, que fabrica e comercializa máquinas sob a marca Dixi. Uma nova unidade nos EUA aumentaria a capacidade produtiva da Mori Seiki em cerca de 100/mês unidades, elevando o total mensal para pouco mais de 900 unidades. De acordo com a Mori Seiki,” esse aumento de capacidade prepararia a empresa para a expansão global das vendas de máquinas-ferramenta prevista para a próxima década”.
Uma unidade fabril nos EUA seria ainda um reforço à infra-estrutura da empresa nos EUA, onde já conta com o Digital Technology Laboratories, em Davis, CA, que emprega cerca de 80 funcionários. Neste laboratório, desde 2000, são projetados softwares e máquinas. Uma fábrica nos EUA, frisou Mori, criaria mais oportunidades de colaboração na área de pesquisa e desenvolvimento.