(25/08/2013) – O Governo do Estado de São Paulo, por meio do Programa Via Rápida Emprego, está oferecendo cursos profissionalizantes para atender às necessidades de mão de obra do setor de óleo e gás. Ao todo são 19 cursos, com 6,6 mil vagas, distribuídos em 137 municípios. Entre os cursos estão os de operador e programador de CNC, desenhista mecânico, mecânica de usinagem básica, tornearia mecânica básica e metrologia.
A ação tem visa facilitar a inserção de profissionais no mercado de trabalho e suprir atuais e futuras demandas dos setores que mais necessitam de mão de obra qualificada. chr38ldquo;Há dois anos, o Via Rápida tem preparado trabalhadores para diversas funções. Além de contribuir com a geração de emprego e renda, a iniciativa também tem fortalecido o desenvolvimento econômico dos municípios paulistas”, diz Rodrigo Garcia, secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia de São Paulo.
Lançado em 2011, o Programa oferece oportunidade de qualificação para desempregados, jovens em busca do primeiro emprego, pessoas com deficiência e presos em regime semiaberto. As capacitações são intensivas, com duração de um a três meses, e as aulas são ministradas por instituições contratadas pelo Governo de São Paulo. Os participantes recebem material didático e auxílio financeiro para transporte e alimentação.
Entre os cursos disponíveis estão: Ajustagem Mecânica; Assistente Administrativo; Assistente Administrativo em Transporte; Assistente de Logística; Capacitação de Motorista de Carga; Desenhista Mecânico; Desenho e Metrologia para Inspeção; Eletricista de Manutenção; Eletricista Instalador; Hidráulica e Pneumática; Logística Básica; Mecânica Básica; Mecânica de Usinagem Básica; Metrologia; Operação de Carga com Habilitação em Operador de Empilhadeira; Programação e Operação de Torno CNC; Soldador; Soldador de Manutenção; Tornearia Mecânica Básica; Traçagem para Caldeiraria.
Os documentos necessários são RG e CPF. O nível de escolaridade e idade pode variar conforme o curso escolhido. Para consultar as oportunidades disponíveis em cada município, o candidato deverá acessar o site do Programa e digitar na barra de busca o nome da sua cidade. As aulas terão início a partir da segunda quinzena de setembro e as inscrições devem ser realizadas exclusivamente pelo site www.viarapida.sp.gov.br