(17/01/2009) – A GGD Metals – distribuidora de aços e metais, resultado da fusão das empresas RCC Metais, Açometal e Domave – implantará uma sede no Nordeste a partir de 2011. Em recente viagem à região, representantes dos departamentos de Marketing e Comercial estudaram o desenvolvimento e possibilidades da região, passando por Fortaleza, Campina Grande, João Pessoa, Jaboatão dos Guararapes, Santo Antão, Salvador, Camaçari e Feira de Santana.
Na Bahia, o grupo esteve com o Superintendente de Desenvolvimento do Estado, na Secretaria do Desenvolvimento Econômico e na Federação das Indústrias do Estado da Bahia para tratar da futura instalação de unidade da GGD Metals. Representantes da empresa também estiveram em Pernambuco, visitando clientes locais e avaliando a logística do estado. Segundo a empresa, a intenção de ampliar a atuação no Nordeste vem de longa data, desde os primeiros anúncios do forte desenvolvimento naval prometido para a região.
Os principais clientes da GGD Metals no Nordeste são do setor da indústria de linha branca, da indústria naval, automobilística, transformação de plástico e moldes. “Com a visita, ficamos muito entusiasmados com o nível de organização e tamanho das indústrias”, diz André Dias, diretor-geral de GGD Metals.
O diretor lembra que, segundo o Banco do Nordeste, de janeiro a agosto de 2009 foram investidos R$ 11,5 bilhões no Nordeste, entre refinarias, novas fábricas e/ou ampliações, ferrovias, rodovias, gasodutos e portos. Como base de comparação, em 2003 o total de investimentos foi de R$ 2 bilhões.
MÃO-DE-OBRA – Preocupada com a qualificação da mão-de-obra local, a GGD Metals esteve com representantes do Cimatec (Centro Integrado de Manufatura e Tecnologia) do Senai de Salvador. “Ficamos muito animados. Não temos interesse em emigrar com mão-de-obra. Queremos investir no trabalhador local”, afirma Dias. “Os planos são de patrocinar ou implementar projetos de cursos específicos oferecidos por nossos profissionais na região para formação técnica especializada”.