São Paulo, 02 de fevereiro de 2026

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

13/12/2009

Otec traz novos serviços à indústria de ferramentas

(13/12/2009) – A alemã Otec Präzisionsfinish está prestes a instalar uma subsidiária no Brasil. Os produtos da empresa já estão presentes no mercado brasileiro há sete anos, primeiro através de revendas e desde 2008 com representação comercial. “O sucesso obtido neste último período levou a matriz a dar início aos tramites legais para a criação da Otec Präzisionsfinish do Brasil Ltda. O que deve ocorrer até o final do primeiro trimestre de 2010”, informa Frederico Drago, gerente Comercial da empresa.

De acordo com o gerente, parte desse sucesso se deve ao equipamento voltado a ferramentas rotativas, “uma solução para a preparação da aresta de corte (honing), polimento de canais e remoção de droplets”. O equipamento é capaz de processar machos e matrizes de corte e estampo, punções etc. “É o único no mercado capaz de garantir a repetibilidade do processo”, frisa.

Drago conta que a Otec nasceu há 15 anos, na Alemanha (na região de Pforzhein, então conhecida como importante produtora de joalheria), desenvolvendo equipamentos voltados ao acabamento superficial de jóias. Com o declínio dessa indústria na região, a Otec começou a desenvolver soluções para outros mercados, que também tinham necessidades especiais de acabamento. “Hoje os principais mercados da Otec são: indústria de ferramentas, indústria médica e odontológica, indústria de turbinas a vapor e similares e indústria de autopeças”.

Para esses mercados, a Otec desenvolveu produtos como máquinas de força centrifuga (turbo) para rebarbação e polimento de peças em qualquer material (com capacidade de processar peças abaixo de 0,8 mm); máquinas de acabamento por arraste (drag-finish) para rebarbação e polimento de peças pesadas ou sensíveis a impactos; máquinas de separação magnética, máquinas de separação por fluxo, entre outras. A empresa também desenvolveu equipamentos compactos de rebarbação que podem ser colocados na produção, ao lado de centros de usinagem ou tornos CNC.

CLIENTES NO BRASIL – Um dos clientes da Otec no Brasil é a Brasimet Revestimentos PVD, que adquiriu uma máquina de Drag Finishing (DF-4) para a sua unidade de Joinville (SC). Segundo Drago, esta máquina é capaz de executar ajustes na aresta de corte de ferramentas, além de polimentos em superfícies com ou sem revestimentos, gerando características ideais para o incremento na performance das ferramentas.

“Em um dos desenvolvimentos realizados, utilizando o revestimento Polycoat Extral, (Hone Edge + revestimento Exxtral + polimento), foi alcançado incremento de 250% na vida da ferramenta”, informa. De acordo com a Otec, algumas peças foram analisadas no laboratório da Brasimet, onde “foi constatada uma aresta de corte mais uniforme e melhor acabada, além da superfície revestida pós-polimento com rugosidade muito mais baixa”.

Para a WM Tools, de Caxias do Sul (RS), a Otec desenvolveu estudo comparativo de vida útil de brocas especiais tratadas superficialmente na Alemanha e sem polimento. Foram coletados dados sobre o desgaste de flanco máximo em relação ao número de furos realizados pela ferramenta. “O aumento de vida útil das ferramentas polidas foi de 60%”, informa Drago, acrescentando que após os resultados a empresa decidiu investir na aquisição da máquina de polimento. “Agora, empresa poderá oferecer ao mercado um serviço diferenciado de acabamento superficial em ferramentas, ainda não oferecido por nenhum fabricante nacional de ferramentas”.

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.