Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.

São Paulo, 28 de junho de 2025

Apoio:

Anúncio

22/06/2013

Aço VP Atlas reduz custo de produção de moldes


(23/06/2013) – A Villares Metals promoveu em São Paulo, na semana passada, o lançamento oficial do aço VP Atlas. Segundo a empresa, o novo aço se caracteriza pela melhor usinabilidade e promete impactar positivamente na redução do custo de fabricação de moldes.

Segundo Rafael Agnelli Mesquita, diretor de Desenvolvimento de Negócios da Villares Metals, o VP Atlas é uma inovação em termos mundiais, em termos de composição química, já tendo sido patenteado no Brasil e em diversos outros países. Totalmente desenvolvido no Brasil, é voltado para a produção de moldes automotivos e de linha branca.

De acordo com Mesquita, um dos diferenciais do novo aço está na combinação de propriedades consideradas antagônicas: maior resistência mecânica com melhor usinabilidade. A melhoria da usinabilidade foi obtida com a redução do teor de carbono na composição química, entre outros desenvolvimentos, resultando em maior produtividade na furação e na vida útil da ferramenta de corte.

O impacto no custo de produção se explica, segundo a empresa, pelo fato de o preço do aço representar entre 20 e 40% do custo de um molde, enquanto o processo de usinagem responderia pelos outros 60 a 80%.

“O VP Atlas vem para disputar o mercado na faixa de 40 Rockwell C, segmento em que esperamos (com o lançamento do novo produto) ampliar nosso market share entre 10 e 15%”, informa Harry Grandberg, CEO da Villares Metals. Mais especificamente, o VP Atlas pretende conquistar uma fatia que pertence hoje aos aços P20 e 2711.

Segundo Grandberg, o VP Atlas se encaixa na estratégia de enobrecimento da linha da Villares Metals, com foco nos produtos especiais e fugindo dos segmentos mais sensíveis a preço. “Estima-se que a siderurgia mundial hoje está com ociosidade na faixa dos 30%, fator que tem levado muitas empresas a buscar novos mercados, entre eles o Brasil. Aumentou muito o número de concorrentes no mercado brasileiro”, afirma.

Integrante do grupo Voestalpine, com sede em Sumaré (SP), a Villares Metals fechou o exercício de 2012/2013 com faturamento de R$ 795 milhões (sendo R$ 273, 5 milhões em exportações). Para o atual ano fiscal, a empresa espera crescimento em torno de 10%.

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: