São Paulo, 02 de fevereiro de 2026

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

15/11/2009

Fagor 15 anos: destaque no segmento de retrofitting

(15/11/2009) – Em novembro de 1994, a Fagor Automation iniciou suas operações no Brasil com foco na área de retrofitting, identificando nesse segmento uma oportunidade de penetrar num mercado onde seus principais concorrentes mundiais em CNC já atuavam. “Aos poucos fomos conquistando os usuários finais que, com o tempo, foram demandando nossos comandos inclusive em máquinas novas, nos colocando hoje numa posição confortável no Brasil”, analisa Daniel Dias de Carvalho, diretor da empresa.

Para Carvalho, a estratégia da empresa foi correta, tanto que levou a Fagor a contar hoje com uma base instalada de cerca de 7 mil CNCs no Brasil – a grande maioria deles acompanhada de seus respectivos pacotes de motor e acionamento. Esse volume colocou a filial brasileira em posição de destaque entre as filiais do grupo – a empresa é integrante do MCC – Mondragón Corporación Cooperativa, com sede na Espanha. “Em alguns momentos, como nos últimos três anos, estivemos no ranking das maiores filiais do grupo”.

A aposta no retrofitting também garantiu à Fagor um bom nível de atividade ao longo de 2009, ano marcado por forte diminuição nos negócios de máquinas-ferramenta. “Tradicionalmente o retrofitting responde por 50% de nosso faturamento”, diz. “Para se ter uma idéia, só a partir de outubro os pedidos de CNCs para máquinas novas retornaram de modo mais consistente”.

Outro fator que contribuiu para o sucesso da Fagor no mercado local, segundo o diretor, foi a manutenção de estoque para pronta entrega. “Um detalhe fundamental para atender o mercado de retrofitting, assim como nossa ênfase nos serviços de pós-venda. Não buscamos rentabilidade com a nossa assistência técnica. Para nós, esse departamento é uma ferramenta que ajuda as nossas vendas”, explica. Carvalho lembra que a estratégia adotada pela Fagor no Brasil tem servido de modelo para outras filiais do grupo no mundo.

Em virtude da redução de demanda, a filial deve fechar 2009 com faturamento cerca de 40% menor que o obtido em 2008 – ano de recorde de vendas da empresa no Brasil. “Para 2010 esperamos crescimento em torno de 15%”, diz, cauteloso. “Acredito que o processo de recuperação será lento e, de certa forma, é até bom que seja assim. Se a recuperação for rápida pode se tornar um motivo de preocupação”.

A Fagor Automation comercializa CNCs, visualizadores de posição, transdutores lineares e rotativos, motores e servoacionamentos. A empresa informa que, nesses 15 anos, consolidou-se como líder nacional em visualizadores digitais e está entre os três mais conceituados fornecedores de CNCs do País. O Grupo Mondragón, com presença global, conta com mais de 90 mil funcionários e faturamento anual superior a 16 bilhões de euros.

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.