(02/06/2013) – As empresas espanholas Fagor Arrasate e Onapres, fabricantes de prensas e integrantes do Grupo Mondragón, irão fundir suas atividades. Segundo as empresas envolvidas, o processo de fusão irá criar uma companhia com o maior catálogo de soluções em conformação e processamento de metais do mundo.
Pelo acordo, a Onapres será absorvida pela Fagor Arrasate, transformando esta no “maior fabricante de máquinas-ferramenta por conformação em número de soluções, com quase 800 empregados, sete plantas em vários países e faturamento anual consolidado de 300 milhões de euros”. Com a fusão, a fábrica da Onapres, em Zamudio, se converterá no Centro de Excelência de Tecnologia Hidráulica da Fagor Arrasate.
A Fagor Arrasate se destaca em projetos, fabricação e fornecimento de prensas e sistemas de estamparia, linhas de processo e corte de botinas metálicas e equipamentos especiais para a fabricação de peças complexas a partir de chapas. A Onapres, por sua vez, há mais de 50 anos é uma referência mundial em projeto e fabricação de prensas hidráulicas.
Segundo material divulgado à imprensa, as empresas têm um longo histórico de colaboração, dada a sinergia tanto em termos de produtos quanto de clientes, especialmente no setor automotivo. A carteira de clientes da Fagor Arrasate e da Onapres conta com nomes importantes do setor automotivo, como Volkswagen, Ford, Audi, General Motors, Gestamp, Benteler, Ogihara, PSA, Volvo etc.
“Estamos criando um parceiro global para nossos nossos clientes do setor automotivo, capaz de oferecer soluções completas. Uma empresa que pode implantar equipamentos em diversas áreas e materiais (sejam metais ou compósitos) e com qualquer tecnologia, seja mecânica ou hidráulica”, afirmou um porta-voz da empresa.
“Esta fusão representa um movimento estratégico que agrega valor para os nossos clientes. Estamos seguros que esta união incrementará ainda mais nossa vantagem competitiva em vendas, tecnologia, serviços e pesquisa e desenvolvimento”, disse. “Ao unificar nossos catálogos poderemos prover ao setor automotivo uma oferta de soluções mais avançada e completa. As conversações que temos mantido com nossos clientes indicam que estes estão recebendo muito positivamente esta fusão”.