São Paulo, 20 de abril de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

25/05/2013

Projeto de veículo supersônico terá motor Rolls-Royce


(26/05/2013) – A Rolls-Royce irá dar suporte financeiro e técnico ao projeto Bloodhound, que prevê a construção de um carro supersônico capaz de atingir a velocidade de 1.600 km/h e, assim, quebrar o recorde mundial de velocidade em terra. O motor EJ200, desenvolvido pelo grupo britânico e usado em aviões de combate, ajudará a impulsionar o protótipo.

O motor (turbina) EJ200 impulsionará o veículo até atingir 480 km/h. A partir daí, assume um motor de foguete para elevar a velocidade até 1.000 milhas (1.609 km/h). As rodas do Bloodhound são inteiramente em alumínio maciço, já a borracha não resistiria. Outro detalhe é que o tanque de combustível terá capacidade para mil litros de peróxido de hidrogênio, combustível de foguetes. O projeto deve estar concluído em 2015. A tentativa de superar o recorde deve ser realizada no deserto da África do Sul.

O projeto Bloodhound, que é apoiado pelo Ministério da Ciência da Inglaterra, é comandado por Richard Noble e Andy Green, detentores do recorde mundial de velocidade. Em 1997, o ThrustSSC, projetado por Noble e Green, atingiu a velocidade de 1.223 km/h.

Além do alcance do recorde, o projeto Bloodhound também busca inspirar a próxima geração de cientistas, motivando jovens estudantes a fazer carreiras nas áreas de ciência, engenharia e matemática. Para apoiar esse objetivo, 56 funcionários treinados da Rolls-Royce, conhecidos como “embaixadores”, se juntarão ao programa, auxiliando professores de todo o Reino Unido na divulgação do tema. Esses embaixadores desempenharão papel fundamental entre os jovens, ajudando-os a fazer escolhas de carreira e entender melhor áreas como ciência, tecnologia, engenharia e matemática.

De acordo com o presidente da Rolls-Royce na América do Sul, Francisco Itzaina, é justamente a aposta na engenharia de ponta o que mantém a companhia na vanguarda do mercado global. “Sabemos a importância de inspirar as jovens gerações sobre o mundo das ciências e entendemos que há um longo caminho a ser percorrido nesse sentido”, afirmou o executivo. “O patrocínio da Rolls-Royce ao projeto Bloodhound é uma oportunidade para investirmos nesse futuro”, acrescentou.

Segundo o diretor do projeto, Richard Noble, o suporte do grupo britânico é de valor inestimável. “Os embaixadores da Rolls-Royce irão nos ajudar a atuar com mais escolas e grupos de jovens em todo o Reino Unido”, afirmou.

A marca Rolls-Royce passará a ser exibida na carenagem do motor EJ200. Em funcionamento normal, o equipamento possui empuxo de 20.000 libras – valor suficiente para alimentar o avião de combate bimotor Typhoon Eurofighter.

Atualmente, 5.442 escolas primárias e secundárias do Reino Unido já se inscreveram para participar do programa Bloodhound, o que equivale a cerca de 2,5 milhões de alunos.

Receba notícias
em seu e-mail

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.