São Paulo, 23 de abril de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

25/05/2013

Invento brasileiro transforma energia mecânica dos carros em eletricidade


(26/05/2013) – O engenheiro Ricardo Pongiluppi desenvolveu um equipamento capaz de acumular eletricidade com a passagem de veículos em rampas. O produto, batizado de “Acumulador de energia de rampa”, é um gerador de energia que, instalado em rampas de estacionamento de estabelecimentos onde haja grande fluxo de carros, transforma a energia mecânica dos automóveis em energia elétrica para o local.

O gerador funciona quando o veículo, ao descendo a rampa, empurra com o pneu uma barra giratória, que por sua vez puxa um cabo de aço que aciona o gerador. No final da rampa, a barra é desacoplada do carro, e por conta do contra peso, volta à posição de início. Trata-se de “um gerador de energia inédito no mundo”, segundo Pongiluppi, este funcionará de forma sustentável, uma vez que a energia será acumulada e servirá para manter a eletricidade de onde estiver instalada, seja em shoppings, condomínios ou hipermercados.

O inventor explica que o projeto foi acompanhado por professores com mestrado e doutorado e que, agora, procura parceiros para a produção em escala do gerador.

Receba notícias
em seu e-mail

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.