São Paulo, 02 de fevereiro de 2026

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

25/10/2009

Grupo Alltech trabalha na criação de quinta empresa

(25/10/2009) – De uma pequena empresa de representação criada em 2001 por dois jovens, Jean Cardoso e Luciano Chiquete, de 25 e 28 anos, o Grupo Alltech de Caxias do Sul (RS) já conta com quatro unidades independentes, incluindo uma fábrica de ferramentas (a ATT). A mais recente, a Steelmach, foi integrada no início de 2009 e o grupo já trabalha na criação de uma quinta unidade.

“Com esta nova empresa, vamos realmente fechar o ciclo e oferecer uma solução completa ao mercado”, informa Jean Cardoso, diretor do grupo, que prefere não revelar ainda o ramo de atuação da nova divisão. Praticamente todos os detalhes foram fechados numa recente visita ao Japão, mas o negócio ainda não foi assinado.

O grupo começou com a Alltech Tools, voltada à distribuição de ferramentas de corte, que representa entre outras marcas a Dijet, do Japão, e a Millstar, dos EUA. A segunda unidade, a Alltech Máquinas, nasceu em 2006 a partir da solicitação de um cliente, que precisava de uma máquina que atendesse suas necessidades. “Trouxemos a máquina do exterior, ferramentamos, criamos o processo. O resultado foi tão bom que outros clientes se interessaram e acabamos criando a divisão máquinas”. Hoje, a empresa comercializa os centros de usinagem Hartford e Dahlih; tornos CNC YSP e Takisawa, e mandriladoras HNK.

Já a ATT Indústria de Ferramentas nasceu da necessidade da Alltech Tools de se tornar menos dependente da importação de fresas e cabeçotes para as linhas Dijet e Millstar. A princípio, a empresa desenvolveu um fornecedor de Caxias do Sul, fabricante de ferramentas especiais. Diante da necessidade de investimentos em máquinas modernas para aumentar a produção, a alternativa foi se associar ao fornecedor.

No início de 2009, foi a vez da Steelmach, também de Caxias do Sul, que atua no segmento de corte e conformação de metais. De um lado a Steelmach precisava investir para crescer, de outro a Alltech tinha interesse de entrar nesse segmento, além de já contar com uma linha de prensas e de injetoras de plástico. Além de dobradeiras e guilhotinas com marca própria e prensas, a divisão comercializa injetoras da LS, da Coréia (do grupo LG).

“Nossa administração é uma das mais enxutas do setor”, afirma Cardoso. Uma equipe de apenas 12 pessoas comanda toda a parte administrativa das quatro empresas. Com o suporte de um sistema SAP, no qual a empresa já investiu mais de R$ 500 mil, vendedores e revendas têm acesso on line aos estoques. “Com estoque local e esse sistema temos condições de fazer entregas em 24 horas em todo o País”.

Com origem em Caxias do Sul certamente as ferramentarias estão no foco do grupo. “A principio, nossa meta era atender o setor de matrizaria. Posso dizer que temos hoje o portfólio e o estoque mais completos de ferramenta de corte para esse setor”, frisa Cardoso. “Acredito que este objetivo está consolidado, por isso já estamos ampliando nosso foco para atender também o setor de produção, com ferramentas e máquinas”, diz, prometendo para breve novidades de impacto nessa área. 

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.