(25/10/2009) – A Mitsui Motion do Brasil tem novo presidente e CEO. Marcos Bastos assumiu a direção da empresa em substituição a Sidnei Cunico, que assumiu cargo de diretor do conselho de administração e se mantém como acionista da empresa.
“A empresa tem sede em São Paulo e precisava ter um presidente baseado em São Paulo”, diz Sidnei Cunico, que até então vinha cumprindo rotina de viagens constantes, ficando uma semana na matriz e outra na filial, em Caxias do Sul, origem da empresa.
“Costumo dizer que vim para a empresa no momento errado – em plena crise – mas no momento certo, no que diz respeito a organizar e preparar uma empresa para crescer e ampliar seu market share”, observa Marcos Bastos, que fez carreira no segmento automotivo. “Nós aproveitamos esse hiato do mercado para preparar a musculatura da empresa”.
Bastos informa que nessa fase preparatória tem visitado os principais clientes da empresa, para realizar suas projeções de demanda e o budget para 2010. Nesses contatos , diz, pode perceber sinais muito positivos que atendem às metas internas de ampliação de market share e de crescimento. “Estamos prevendo expansão de 15 a 20% nos nossos negócios em 2010, em comparação com 2008”, informa, acrescentando que o objetivo é o de dobrar o tamanho da Mitsui Motion do Brasil a cada quatro anos.
Bastos avalia que em 2009 vários fatores provocaram um realinhamento na área de máquinas-ferramenta no Brasil. Em especial devido às condições de financiamento oferecidas pelo BNDES para os fabricantes nacionais. Pensando nisso, Bastos diz estar trabalhando também na criação de um produto para financiamento, voltado tanto para compras locais como para importações diretas. O produto terá participação da Mitsui – sócia japonesa da Mitsui Motion – com parceiros globais na área de financiamento.
Bastos prefere não divulgar as condições oferecidas, pois ainda não considera o produto totalmente formatado. “Já estamos apresentando-o a alguns clientes, mas por enquanto apenas para sentir a reação do mercado”.