(11/10/2009) – No início de 2010, o grupo Walter ganha um reforço de peso. O grupo – formado pelas marcas de origem alemã Walter, Titex e Prototyp – passa a contar também com a norte-americana Valenite, uma das mais tradicionais fabricantes de ferramentas de corte do mercado mundial, fundada em 1943.
A partir de 1º de janeiro, a marca será integrada ao grupo, sob a denominação “Walter Valenite”. A medida não impactará diretamente o Brasil, já que a nova marca de competência operará apenas nos mercados do Nafta. A Valenite será integrada à já existente Walter North America. No mercado europeu, a marca operava em conjunto com a Safety.
A Walter Valenite vai oferecer ao mercado ferramentas com insertos intercambiáveis para torneamento, furação e fresamento. Um dos principais destaques da empresa são ferramentas especiais produzidas sob a Modco, reconhecida como uma das líderes do mercado norte-americano. “Ao combinar nossas linhas de produtos estaremos aptos a melhorar nossa posição de mercado na América do Norte e também nossa posição global na indústria automotiva”, disse Peter Witteczek, presidente da Walter, em Tübingen, Alemanha, sede do grupo.
Nos EUA, “Valenite” é reconhecida há décadas como uma marca forte, particularmente na indústria automotiva. A empresa foi originalmente fundada em Detroit em 1943, sob o nome Modco, para atuar no segmento de ferramentas especiais. De 1954 em diante, a companhia continuou sua produção e vendas sob o nome Valenite. Hoje, além do setor automotivo, as indústrias médica, de geração de energia eólica e aeroespacial figuram entre os mercados-alvo da empresa.
Na avaliação da Walter, a indústria de ferramentas de corte está enfrentando novas e cada vez mais desafiadoras demandas. “Apenas um negócio que adote a solução correta, customizada para atender requisitos especiais de produção, é capaz de ganhar vantagem competitiva. A integração irá beneficiar os clientes da Walter e Valenite de muitas maneiras: uma linha ainda mais ampla de produtos, processo de compras simplificado, competência aumentada na indústria e uma maior presença global e local para o Grupo Walter”, diz o comunicado enviado à imprensa.