(11/10/2009) – A Gasparini do Brasil não pertence mais ao grupo italiano Gasparini S.p.A. A filial, com fábrica instalada em São José dos Pinhais (PR), foi adquirida por um grupo de investidores nacionais em maio passado, mas a informação só foi divulgada ao mercado durante a Feira Corte e Conformação, realizada na semana passada em São Paulo.
“Na Itália, o grupo enfrenta dificuldades financeiras, agravadas com a crise, e um grupo de investidores nacionais viu a oportunidade de comprar a filial brasileira”, informa Aldecy Krabben, diretor-geral da Gasparini do Brasil S/A, que prefere não divulgar o nome dos compradores, nem o valor da negociação. A filial foi instalada em 2001 e desde então vinha fabricando dobradeiras de até 330 t, no Paraná.
Na feira, a empresa já lançou a primeira linha de dobradeiras inteiramente desenvolvida no Brasil, a DBR, composta de modelos com capacidade de 50, 100 e 150 t. “Trata-se de uma linha econômica, de entrada, para empresas que não têm necessidade de muitos recursos”, explica Knabben.
Para 2010, está nos planos a nacionalização da linha de guilhotinas. “Nós dominamos a tecnologia e o processo de fabricação”, informa, lembrando que continuam na empresa alguns técnicos e engenheiros que se transferiram para o Brasil quando da montagem da filial.