(11/10/2009) – Uma das principais novidades do SolidWorks 2010, lançado na semana passada no Brasil, é o módulo Sustentability, que auxilia os engenheiros a dimensionar o impacto ambiental de peças e produtos, ainda na fase de projeto. O software permite se conhecer os impactos do projeto no ar e na água, a carga de carbono e o consumo de energia, contribuindo para o alinhamento dos produtos a serem fabricados com normas sustentáveis.
“Em breve, todos os produtos serão sustentáveis. Com o SolidWorks Sustentability, nós queremos estabelecer papel de liderança no mercado de CAD”, disse Oscar Siqueira, country manager da DS SolidWorks Brasil.
Um módulo básico, o Sustentability Xpress, estará presente em todas as cópias da nova versão. Há ainda um módulo com mais recursos, o Sustentability, que pode ser adquirido em separado, ao custo de US$ 3 mil. As licenças do SolidWorks 2010 têm custo entre US$ 5 mil e 10 mil. Os módulos “ambientais” são resultado de parceria com a companhia alemã, PE International.
Mas esta é apenas uma entre mais de duas centenas de novidades do SolidWorks 2010 que oferece integração associativa, em uma só janela, com todos os softwares da empresa, como o Simulation, Enterprise PDM, 3DVia Composer e o próprio Sustentability. “Essa integração significa que os usuários podem aproveitar o mesmo modelo 3D em todas as operações que tornam seu produto uma realidade”, explica Timóteo Müller, gerente Técnico da DS SolidWorks Brasil.