(04/10/2009) – Na sexta-feira passada, dois centros de usinagem MCI 16 deixaram a fábrica da Heller, em Sorocaba (SP), com destino à China. As máquinas vão ser instaladas na Chongqing Chang´an Automobile Corporation, mais conhecida no Ocidente como Chana Motors.
Ao longo deste mês de outubro outras quatro máquinas fabricadas pela Heller Brasil terão o mesmo destino. Nas instalações da Chana Motors, em Chongqing, irão se somar a outras oito máquinas – estas fabricadas na Heller da Inglaterra -, compondo a nova linha de produção de blocos e cabeçotes.
O try-out das máquinas (naked) fabricadas no Brasil foi realizado há cerca de duas semanas em Sorocaba e foi acompanhado por uma delegação da Chana Motors. O try-out das máquinas inglesas, já equipadas com dispositivos e ferramentais, foi realizado na matriz, na Alemanha. Para Verter L. R. Silva, gerente de Operações da Heller, esse fato demonstra o quanto a produção da empresa é globalizada. ”Todas as plantas – Alemanha, Estados Unidos, Inglaterra e Brasil – têm exatamente a mesma tecnologia e engenharia. As unidades trabalham bastante ligadas e, quando é necessário, todas estão aptas a completar projetos das demais”, diz.
O gerente informa que essa não é a primeira linha da companhia vendida na China. “Pelo contrário, a Ásia é atualmente um forte mercado para a Heller”.
MERCADO BRASILEIRO – “O mercado brasileiro está em baixa, mas em processo de retomada”, observa Verter Silva. Segundo o gerente, as medidas tomadas pelo BNDES – redução dos juros, ampliação da carência e do prazo de pagamento dos financiamentos via Finame – estão repercutindo positivamente entre os usuários de máquinas-ferramentas.
“Essa oportunidade de financiamento está impulsionando os investimentos”, avalia. “Empresas que estão vislumbrando uma retomada do mercado mais a frente estão aproveitando este momento para investir em máquinas, beneficiando-se das atuais condições mais vantajosas de financiamento, válidas até o final de 2009”.