São Paulo, 02 de fevereiro de 2026

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

27/09/2009

Fagor Ederlan, Grob e Iscar: mostra conjunta na Fenaf

(27/09/2009) – O maior estande da Fenaf (feira de fundição realizada na semana passada em São Paulo), de 400 m², era compartilhado pelas empresas Fagor Ederlan, B. Grob do Brasil e Iscar do Brasil. A apresentação conjunta foi o modo que as empresas encontraram de apresentar ao mercado a parceria que praticam no interior da Fagor Ederlan, fabricante de autopeças de segurança para eixo e suspensão.

A idéia do estande coletivo partiu da Fagor Ederlan. Heitor M. Tomiyasu, diretor de Suprimentos e Logística, conta que recebeu da Abifa – entidade promotora da Fenaf – a incumbência de convidar fornecedores do setor de fundição para participar da feira. “Tive então a idéia de convidar a Iscar e a Grob, que são nossos principais parceiros nas áreas de ferramentas de corte e de máquinas de usinagem desde 2001, quando passamos também a usinar nossas peças fundidas”.

Tomiyasu lembra que essa decisão foi de grande importância estratégica para a Fagor, tanto que hoje já se transformou no core business da empresa. “Hoje 55% de nossa produção já é formada por peças fundidas e usinadas”, afirma, lembrando que a Fagor Ederlan é a única fabricante de peças de segurança classe A que testa 100% de sua produção com ensaios não-destrutivos.

Para Sílvio Cesarino, diretor de Vendas da Fagor, fornecer as peças já usinadas é uma tendência entre as fundições, com participação crescente no faturamento da empresa. “Hoje já estamos sendo cotados por dois grandes fabricantes de freios para fornecer também peças de freios usinadas”, diz. “Além disso, já entregamos peças com rolamentos acoplados”, informa, justificando sua avaliação sobre o surgimento de outra tendência nesse mercado, que é a de entregar subconjuntos montados às indústrias automobilísticas.

PARCERIA – “Para nós, essa mostra conjunta tem objetivo de apresentar ao mercado que, na Fagor, mantemos uma verdadeira parceira ganha-ganha”, explica Christian Mueller, vice-presidente da Grob do Brasil. Nos últimos oito anos, a Grob já forneceu 17 máquinas para a Fagor Ederlan. “Aqui na feira vendemos mais uma, o centro BZ 640 que estamos expondo. Um detalhe que mostra o nível a que chegamos nesta parceria é que a máquina vai seguir para Extrema após a feira e nem mesmo sentamos para discutir o preço”, salienta.

“Não tínhamos como deixar de aceitar o convite da Fagor Ederlan, empresa com a qual conseguimos estabelecer uma parceria real, sem contar que a participação conjunta reduziu bastante os custos das três empresas”, comenta Eduardo Ribeiro, diretor-presidente da Iscar do Brasil.

Segundo Ribeiro, o conceito embutido na palavra parceria representa a melhor maneira de se atravessar os atuais desafios do mercado. “Desde o final do ano passado, temos proposto aos nossos clientes um novo modelo de relacionamento baseado no trabalho conjunto entre cliente e fornecedor, visando a redução de custos e o aumento de produtividade”, afirma. “É o caso da Fagor Ederlan, onde temos obtido bons resultados”.

Ribeiro lembra que a Iscar também mantém parceria consistente com a Grob. “Nós participamos do desenvolvimento do ferramental das máquinas, que já chegam à Fagor ferramentadas pela Iscar”.

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.