(23/08/2009) – A Seco Tools do Brasil acaba de implementar nova estratégia de atuação no mercado. Recentemente, a filial brasileira criou a gerência de New Business, dedicada a buscar novas oportunidades de negócios no País. Uma das primeiras ações da nova gerência foi segmentar o mercado visando focar os setores industriais que estão mais ativos no momento e outros em que, embora não estejam aquecidos, a empresa considera que conta com boas soluções que permitiriam ampliar seu market share. No primeiro caso, estão as áreas de Geração de Energia e Petróleo e Gás, no segundo, basicamente as de Aerospacial e Automotivo.
Assim, cada um desses segmentos passa a contar com estrutura apropriada, tanto para o direcionamento de soluções, quanto para suporte e assistência técnica. Para a formatação do departamento, a empresa escolheu um grupo de técnicos que recebeu treinamento específico nas soluções oferecidas pela Seco, assim como nas necessidades dos setores envolvidos.
Antonio Fernando Pereira, diretor-presidente da Seco Tools do Brasil, explica que a nova estratégia atende diretriz estabelecida no final de 2008 pela matriz. O novo posicionamento se deve em parte à queda na demanda nos mercados tradicionais de ferramentas, caso do automotivo, mas – como frisa o executivo – pode ser considerada como a intensificação de uma postura que já vinha sendo adotada pelo grupo. “Há tempos a matriz vinha focando a pesquisa e o desenvolvimento de soluções de usinagens específicas para determinados setores, inclusive de nichos de mercado”.
Para reforçar essa afirmação, informa que a empresa já conta no mercado mundial com algumas winning solutions (soluções vencedoras) que agora, dentro da nova estratégia, passarão a ser disponibilizadas ao mercado brasileiro de forma mais estruturada. “No mercado mundial somos fortes tanto no setor de geração de energia quanto de óleo e gás e acredito que este novo posicionamento nos permitirá ampliar nosso market share nesses dois segmentos também no Brasil”. Segundo Fernando Pereira, essas soluções oferecem basicamente: maior produtividade, melhor custo-benefício e redução automática do custo da peça produzida. “Nós realmente temos muitas oportunidades de crescimento nesses segmentos no mercado brasileiro”.
TENDÊNCIA DE MERCADO – O diretor-presidente da Seco Tools informa que desde junho a filial vem registrando sinais de reversão da curva de desempenho. Porém, considera esse início de retomada ainda muito lento. “A melhora ainda não é significativa”, diz o executivo, avaliando que sinais mais evidentes de reversão de tendência só deverão surgir no início de 2010. Assim como a grande maioria das empresas que atuam no mercado de ferramentas no Brasil, a Seco também registrou queda expressiva no primeiro semestre, próxima a 30% em relação ao mesmo período do ano anterior.