(18/11/2012) – Há 50 anos, em 12 de novembro de 1962, o então presidente da Toyota no Brasil, Kiyoyasu Koide, inaugurava a primeira unidade industrial da fabricante de automóveis fora do Japão. E o local escolhido foi a cidade de São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, região que já despontava como berço da indústria automotiva nacional.
O primeiro veículo produzido em São Bernardo do Campo foi o Toyota Bandeirante, ícone entre os modelos fora-de-estrada pela sua fama de inquebrável. Sua manufatura perdurou por 39 anos, até 2001, com um total acumulado de 103.750 unidades.
Ao longo desses 50 anos, a fábrica de São Bernardo do Campo reúne histórias curiosas. Uma delas ocorreu em 1970 quando um incêndio atingiu o setor de pintura da fábrica da Volkswagen, localizada na mesma cidade. A Toyota então, por um período de seis meses, assumiu a primeira etapa da pintura do Fusca. Nessa época romântica, pintavam-se, por dia, não mais do que 20 carrocerias, número inimaginável para os padrões atuais da indústria.
Com o passar dos anos e com o desenvolvimento da indústria nacional, a Toyota decidiu introduzir novos modelos no país e, para isso, abriu duas novas fábricas. Uma em Zárate (Argentina), em 1997, responsável pela produção da Hilux, e outra em Indaiatuba (SP), em 1998, onde faz o Corolla. Com isso, aliado ao fim da produção do Bandeirante em 2001, a empresa modernizou e adaptou a fábrica de São Bernardo do Campo para a produção de peças que abastecem o mercado de reposição do Bandeirante e também para manufatura de componentes que fomentam a linha de montagem de Zárate e Indaiatuba.
O último grande investimento em São Bernardo do Campo, de US$ 42 milhões, ocorreu em agosto de 2006, quando uma nova forjaria foi construída, para a produção de peças (biela e virabrequim), que são exportados para os Estados Unidos e utilizados nos modelos Camry e Corolla fabricados naquele país.
Adicionalmente, em 2009, foi erguido em São Bernardo um novo Centro de Funilaria e Pintura, utilizado para capacitar os colaboradores da rede de concessionários da Toyota.
Atualmente, contando com área construída de 4.400 m² e 1.337 colaboradores, a fábrica de São Bernardo exerce papel estratégico dentro dos planos de negócios da empresa, abrigando, além das áreas industriais já citadas, os departamentos administrativo, financeiro, jurídico, engenharia, planejamento de produção e planejamento corporativo, entre outros.