(05/07/2009) – Pesquisa realizada pela Autodesk em dois dos principais países fabricantes de moldes e matrizes (Brasil e China) detectou uma carência entre os usuários de soluções de software. Para desenvolver um produto para esse mercado, a empresa selecionou algumas ferramentarias brasileiras e chinesas. O resultado, o Autodesk Inventor Tooling, já está disponível no Brasil e na China. Nos demais países – inclusive nos EUA – o Tooling será lançado apenas em 2010.
“É o primeiro produto da Autodesk desenvolvido para atender às necessidades do mercado local”, afirma Jeferson Stutz, gerente de Soluções de Manufatura para a América Latina. No Brasil, foram selecionadas cinco ferramentarias que trabalharam em parceria com a Polimold – que tem todo o seu catálogo de produtos integrado ao software. Os clientes brasileiros e chineses contribuíram especificando o uso de determinadas ferramentas e também participaram de um teste a partir do protótipo até o molde usinado e pronto. “O produto foi lançado já validado por esses clientes”, frisa Stutz.
O Tooling traz todas as ferramentas e funcionalidades necessárias para a construção de um molde: projeto, simulação, modelagem e documentação. Traz também toda a parte de modelagem de peças plásticas – não disponível nas versões anteriores do Inventor -, além de ferramentas de geração da linha de partição do molde, geração de macho e cavidade, distribuição de multicavidades, gavetas, porta-molde e todos os elementos que fazem parte de um molde, como, por exemplo, pinos extratores.
MOLDFLOW INTEGRADO – Além dessas funcionalidades específicas para o setor de matrizaria, o Tooling tem como um de seus principais destaques o software Moldflow integrado – a Autodesk adquiriu recentemente a fabricante desse software voltado à injeção de plástico.
O Tooling traz, na verdade, algumas ferramentas do Moldflow, como as de análise e simulação de injeção de plástico, análise de contração e análise de ponto de entrada. “Com esses recursos as ferramentarias podem fazer testes e reduzir o custo de todo o processo de confecção de moldes”, informa o gerente.
Outro dado importante, segundo Stutz, é que o Tooling está democratizando o uso do Moldflow. Ele explica que este software tem custo em torno de US$ 80 mil, enquanto o Inventor Tooling tem custo a partir de US$ 6 mil.
Para mais informações da empresa, clique no banner da Autodesk na barra externa desta página.