São Paulo, 02 de fevereiro de 2026

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

05/07/2009

Mapal oferece serviço de re-tooling no Brasil

(05/07/2009) – Alterar um processo de usinagem pode ser uma grande dor-de-cabeça. E a necessidade de mudar é cada vez mais comum. Novas exigências ambientais, por exemplo, estão obrigando a mudanças nos modelos de motores; novas requisições de segurança estão levando a substituições nos sistemas de freio – isso para ficar apenas em alguns exemplos.

O que fazer quando se tem um processo “redondo”, mas a peça foi descontinuada? Para esses casos – quando já se tem a linha pronta, instalada, mas precisa-se fazer uma nova peça – a Mapal oferece o serviço de re-tooling. Trata-se basicamente de re-equipar uma linha de máquinas ou um centro de usinagem, adequando-o à produção de novas peças ou componentes.

“Com o desenho da nova peça, podemos analisar a linha de máquinas do cliente e fazer um projeto completo do processo de usinagem, incluindo os estudos de custos e tempos de usinagem”, informa Duílio Botelho, engenheiro de aplicação da Mapal. “Com isso, o cliente já tem condições de oferecer um orçamento a quem está contratando seus serviços”.

Botelho explica o que serviço de re-tooling não é propriamente uma novidade, mas ainda é pouco conhecido no mercado brasileiro. Uma vantagem adicional, segundo o engenheiro, é que como a Mapal tem larga experiência no desenvolvimento de processos pode oferecer um projeto otimizado, dentro da expectativa do cliente. “Ou seja, se o cliente quer que o processo seja mais rápido, podemos otimizá-lo visando a maior produtividade; se no novo processo a prioridade é a redução de custo, podemos desenvolver um processo mais econômico”, afirma.

O engenheiro lembra que existem ainda outras situações em que é necessário o re-tooling, já que atualmente o mercado tende à maior variedade de peças e a redução do tamanho dos lotes de fabricação. O serviço, obviamente, também pode ser aplicado à introdução de novas peças em uma linha já existente. “A Mapal está capacitada a desenvolver processos completos de usinagem, desde o desbaste até o acabamento”, faz questão de frisar.

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.