(28/06/2009) – A partir desta semana começa a funcionar em Nova Odessa (SP) o escritório comercial da CeramTec – SPK Cutting Tools. Já conhecida do mercado nacional, nos anos 80 foi representada pela Gremafer e desde 1998 é distribuída pela Mapal, a empresa decidiu atuar diretamente no mercado brasileiro.
O objetivo, segundo o gerente Comercial Michael Barro, é ampliar a participação da empresa no Brasil nas áreas de torneamento, fresamento e mandrilamento, incluindo materiais temperados e cementados. “Somos especializados em ferramentas de corte em cerâmica e temos alternativas para usinagem em praticamente todos os segmentos industriais e queremos apresentá-las ao mercado brasileiro”, diz, lembrando que o uso da cerâmica no Brasil está concentrado em alguns poucos grupos de produtos.
NOVAS APLICAÇÕES – “Nós temos tecnologia para abrir mercado em várias aplicações, como por exemplo na usinagem de ferro fundido vermicular”, informa Barro. O gerente observa que, como a cerâmica tem bom desempenho na usinagem de ligas, espera conquistar espaços também na usinagem de peças e componentes para as indústrias aeronáutica e de equipamentos para energia eólica, além de bombas e compressores. Outro campo que pretende abrir na indústria local é o uso da cerâmica no fresamento, também pouco conhecido no País, mas já muito utilizado na Europa.
Barro comenta que um dos grandes feitos da empresa nos últimos anos foi o desenvolvimento de um novo modelo de porta-ferramentas. “Temos um sistema patenteado de fixação da pastilha, que se caracteriza por ser muito estável, robusto, permitindo inclusive a usinagem pesada”.
No Brasil, a CeramTec pretende estruturar um Departamento de Vendas e também um Departamento Técnico, que dará suporte aos clientes no desenvolvimento de aplicações e também à Mapal, que continuará atuando como distribuidor da marca.
HISTÓRIA – A história da empresa tem início em 1903, na Alemanha, mas o nome CeramTec apareceu pela primeira vez em 1985, quando a Hoechst AG adquiriu a Rosenthal Technologies AG e fundou a Hoeschst CeramTec AG. Em 2004, o grupo foi adquirido pela Rockwood Holdings Inc., dos Estados Unidos.
A CeramTec AG atua em sete ramos de negócios com produtos voltados para as áreas de eletrônica, telecomunicação, automobilística, equipamentos médicos, construção de máquinas, usinagem de metais e químicas. A SPK Cutting Tools é a divisão de ferramentas de corte da CeramTec.