(14/06/2009) – Os comandos Sinumerik são os produtos mais conhecidos da Siemens para equipar máquinas. Mas a linha de produtos eletroeletrônicos voltados a esse segmento é bastante amplo. Sendo assim, a empresa optou na mais recente edição da Feimafe por apresentar toda a sua gama de equipamentos: motores, inversores, sistemas de segurança, CNCs, PLCs, drives, motor de passo, servomotor, motor de indução, interface homem-máquina, contatores, relês, além dos softwares de CAD/CAM e PLM da Siemens PLM, entre outros.
Milton Etchebehere, consultor de Vendas Máquinas-Ferramenta, avalia que a estratégia adotada foi acertada. “Ficamos surpresos com a quantidade de pessoas procurando soluções para melhorar o rendimento de seus equipamentos e produzir mais em menos tempo”, diz. Segundo ele, a exposição de toda a linha de produtos levou ao estande pessoas e empresas procurando soluções as mais diversas, como automatizar uma máquina para produzir vassouras, ou enrolar bobinas de motor.
“Para dar um exemplo, fomos procurados por uma empresa que pretendia automatizar a geração de perfis de pranchas de surf e resolver um problema de repetibilidade. Outro queria automatizar uma máquina especial para a produção de bancos”, informa. Dos contatos realizados na feira, Etchebehere tira duas conclusões, a primeira é que a Feimafe não é mais uma feira só de máquinas-ferramenta, “o que é muito bom para nós que temos um amplo portfólio”, e que existe hoje no mercado brasileiro uma tendência de automação de outros tipos de aplicações e outros mercados, que vão muito além dos tradicionais. “Estamos visualizando novas oportunidades”.
A empresa, claro, não deixou de destacar a linha Sinumerik. Foi apresentado o modelo 840 sl, que opera em conjunto com o drive Sinamics, de comunicação via Ethernet, com drive clic (para fechar a malha de posicionamento). Outro destaque era a mais recente versão do Manual Turn, software dedicado a tornos, que memoriza as operações manuais , aplicado ao Sinumerik 802D sl.