(14/06/2009) – Com linha de produtos reconhecida mundialmente na área de rosqueamento, a alemã Emuge-Franken está entrando também no segmento de furação. A informação foi dada por Flávio Braga, diretor Comercial da filial brasileira, durante a Feimafe.
Segundo o diretor, a linha já está em testes nos mercados alemão e austríaco e deve ser lançada em todo o mundo a partir do segundo semestre. “No Brasil vamos iniciar os testes em breve”, informa Braga. “Assim como ocorre na linha de rosqueamento, no qual estamos consolidados no segmento de alta performance, vamos buscar o mesmo nicho com a linha de furação”. Segundo o diretor, será necessário aumento de cerca de 30% de pessoal nas área comercial e técnica para implementar a nova linha no País.
Braga conta que a empresa foi fundada há quase 100 anos (em 1916) e conquistou espaço no mercado de rosqueamento, que hoje representa 60% do faturamento. A linha é composta de machos, fresas de roscar, calibradores de roscas, cossinetes e adaptadores, que cobrem os mais diversos materiais. A linha de fresamento – composta de fresas de topo e fresas com insertos – responde por 30% dos negócios.
POWRGRIP – Os 10% restantes são representados por outros produtos, como o PowrGrip, que a empresa lançou na Feimafe. Segundo Braga, trata-se de um sistema de fixação de ferramentas que utiliza pressão e elimina o uso de aquecimento para fixar a ferramenta no suporte. “O sistema emprega pressão de 180 bar e consegue batimento de 3 microns. Não tem nada igual”, garante.
Conforme o diretor, o Power Grip tem várias vantagens em relação ao sistemas de fixação térmica, tipo shrink-fit. “Primeiro porque pode ser empregado tanto em ferramentas de HSS quanto de metal duro, o que até recentemente o shrink-fit não oferecia”. Já em relação aos sistemas hidráulicos, a vantagem é a maior vida útil. “Por oferecer maior rigidez de fixação, permite usinagem em velocidades maiores”, observa.
Outra novidade da Emuge Franken para o mercado brasileiro são as ferramentas da linha Wind Energy, voltadas à indústria eólica. Trata-se de uma linha dedicada, composta de fresas e machos, com capacidade para usinar aços especiais, fibras e materiais compostos utilizados nas pás de energia eólica.