(07/06/2009) – Para a Index Traub, o número de visitantes na Feimafe foi menor que o de outras edições. No entanto, a qualidade e o nível de interesse dos visitantes superaram as expectativas. Por isso, a empresa avalia como positiva a sua participação no evento, realizado no final de maio em São Paulo.
“Também conseguimos concluir negócios na feira em diversos segmentos de mercado, o que sinaliza uma recuperação gradual da economia”, avalia Antonio Abud, gerente Comercial da Index. “Esse fato nos dá uma esperança de que o ano de 2009 possa apresentar uma retomada ainda no segundo semestre”.
O gerente informa que a empresa não estabeleceu meta de negócios, pois considera que essa não é a prioridade ao participar de feiras industriais. “O objetivo é expor os produtos e fazer uma aproximação com o mercado, até porque a venda de nossos produtos é mais elaborada e normalmente tem um tempo maior para definição”.
Esse objetivo, em sua opinião, foi inteiramente bem-sucedido. A empresa exibiu dois novos produtos: o torno vertical V160C e o torno multifuso MS22C. Produtos que – segundo Abud – o mercado nacional tem mostrado crescente interesse. “A receptividade dos visitantes da Feimafe aos novos produtos foi excelente. As máquinas surpreenderam por seu grande porte e tecnologia de ponta”, analisa.
O torno vertical V160C incorpora o conceito de carga e descarga automática, com tempo de set-up reduzidos, flexibilidade e rapidez. Conta com avanço rápido de até 80 m/min, rotação de 5000 rpm e cabeçote-revólver de 12 estações – todas acionadas, com rotação de 6000 rpm. De conceito modular, oferece três opções de até três cabeçotes-revólver com eixo Y e B (giro de 360º) e capacidade de 36 suportes de ferramentas. A máquina tem tempo de carga e descarga automática de 7 s; a troca de pallets é de apenas 1 s. O V160C pode trabalhar com peças do tipo blank, flange, peças forjadas, fundidas e aço.
Já o torno multifuso MS22C é ideal para grandes volumes de produção. 100% programável via CNC Siemens e oferece tempos de setup reduzidos devido à fácil preparação de ferramental de corte e fixação. Outra característica importante são os seis fusos, com motor integrado e eixo C, que são independentes e programáveis, com passagem de barras de 22 mm e rotação de 10.000 rpm. Os cursos X e Z são de 62 mm e 85 mm, com potência de 15 kW e torque de 18 Nm a 25% ED. O carro transversal é equipado com três ferramentas, sendo duas acionadas, para usinagem posterior através do fuso síncrono. “Este torno conta ainda com fresamento de polígono para aplicações especiais”, conclui Abud.