(07/06/2009) – A Guhring participou da Feimafe tendo como um de seus principais objetivos mostrar ao mercado nacional que a linha de furação é apenas uma parte do portfólio da empresa. Para tanto, destacou as fresas RF 100 F, alargadores, vending machines, além da linha MQL.
Projetada para o fresamento de alta performance, a linha RF100 se caracteriza pelos ângulos de hélices crescentemente desiguais, que anulam os efeitos da vibração – que podem comprometer não só o acabamento superficial como a vida útil da ferramenta. Fabricada em metal duro, a linha é composta pelos modelos RF 100 F, para usinagem de inox; RF 100 SF, para semidesbaste e acabamento; RF 100 A para usinagem de alumínio e RF 100 U de uso universal. “Trata-se de uma solução simples, mas eficaz para a estabilidade durante a usinagem, além de oferecer ganhos de produtividade, pois permite usar avanços 60% mais elevados em relação às fresas convencionais”, informa Marcos Mantovani, gerente Nacional de Vendas.
Já os alargadores HR 500, também de alta performance e fabricados em metal duro integral, possibilitam o emprego de velocidades de corte e de avanço superiores às de ferramentas convencionais. São disponíveis nas versões para furo cego (tipo S) e para furo passante (tipo D), com otimização que possibilita melhor remoção dos cavacos com auxílio de uma refrigeração mais efetiva.
Outro destaque no evento foram as soluções MQL (mínima quantidade de lubrificação). Para esse tipo de operação, a empresa desenvolveu o novo sistema de aplicação GM300, que abrange suportes, fixações e acessórios, incluindo um tubo de inox com parede fina colado a um parafuso de regulagem.
Segundo a empresa, a mangueira montada nos sistemas MQL convencionais tem limitações devido a sua flexibilidade e baixa resistência térmica. Daí o emprego do tubo de inox que, com seu grande diâmetro interno, melhora as condições do fluxo de refrigeração. A flexibilidade radial exigida do tubo montado no suporte de ferramentas é assegurada, pois ele não está colocado em todo o seu comprimento, mas apenas em alguns mm na sua base. Após o local da colagem, o furo é maior de modo que o tubo possa ser flexionado radialmente. Além disto, o sistema MQL Guhring prevê o acesso pelo final da haste, onde foi introduzido um parafuso sextavado para assegurar a regulagem axial.