(31/05/2009) – Em janeiro de 2009 entrou em operação nova empresa na área de distribuição de máquinas-ferramenta no mercado brasileiro, a PanMachine. Na Feimafe 2009, em sua estréia no circuito nacional de feiras industriais, a empresa já conseguiu comercializar duas máquinas da Baron-Max, fabricante de tornos CNC e centros de usinagem de Taiwan, que distribui com exclusividade no mercado brasileiro.
A história da Panmachine se diferencia da de outras empresas da área de distribuição de máquinas. A empresa nasceu a partir da Panmetal, do mesmo grupo e fornecedora da Embraer há quase 30 anos, que é usuária das máquinas Baron-Max. “O parque fabril da empresa é quase inteiramente formado por máquinas da Baron-Max. Temos um parque de 42 máquinas da marca”, conta Leandro Luna Panageiro, gerente Administrativo. As instalações da Panmetal, aliás, são utilizadas como show room da Panmachine.
Em visita a Taiwan para conhecer as instalações da Baron-Max, José Carlos Panageiro, diretor da Panmetal, com larga experiência no uso das máquinas, acabou interessando-se em representar a empresa no Brasil.
De acordo com o gerente Administrativo, as máquinas produzidas pela empresa taiwanesa são ideais para a produção seriada nos setores automotivo, de bens de consumo, de máquinas e implementos agrícolas etc. Rígida e precisa, a linha TC de tornos tem design da base modular, torre bidirecional com 10 estações e é formada por máquinas com spindle de 6 mil e 4 mil RPM. Já os centros de usinagem verticais, que também se caracterizam pela rigidez e precisão, são apresentados em três séries: VMC, VMC-XT e QM.