.jpg)
(22/07/2012) – A WHB Fundição vai investir R$ 350 milhões para ampliar a fábrica instalada em Curitiba (PR). Na quarta-feira passada, a empresa assinou protocolo de intenções com o governo paranaense. O projeto – que irá gerar 1.300 empregos – foi enquadrado no programa de incentivos Paraná Competitivo.
“A WHB é uma empresa referência no Mercosul em fundição e usinagem”, afirmou Beto Richa, governador do Estado. Os investimentos enquadrados no programa de incentivos paranaense têm como contrapartida o compromisso de “investir na formação e qualificação dos funcionários, contratar preferencialmente fornecedores localizados no Estado, importar produtos e materiais pelos portos do Paraná e investir na preservação do meio ambiente”.
Com os novos investimentos, a WHB aumentará a produção de blocos, cabeçotes e bielas. Além desses produtos, a empresa produz cubos de rodas e pontas de eixos; carcaças de transmissão e carcaças de semieixos fundidos e usinados. A empresa é fornecedora de grandes empresas do setor automotivo, entre elas Fiat, Volkswagen, Peugeot, Citroen, Iveco, GM, Scania, além de sistemistas como TRW, Meritor, Bosch e Suspensys e empresas do setor ferroviário, como ALL, MRS, Vale e Railtech.
Hoje, com mais de 2 mil funcionários, a empresa foi fundada em 1993 como WHB Componentes Automotivos e se especializou na usinagem de componentes de alta precisão, preferencialmente no segmento automotivo. Em 2005, foi criada a WHB Fundição.