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21/07/2012

Ford investe em Camaçari para produzir Novo EcoSport

(22/07/2012) – A fábrica da Ford em Camaçari (BA) será a primeira do mundo a produzir o Novo EcoSport. Posteriormente, o veículo será produzido também na China, Índia e Tailândia. Para tanto, a unidade recebeu novos investimentos e foi transformada para a produção no Brasil do utilitário esportivo global. A nova fase da fábrica incluiu a aquisição de equipamentos de última geração para o aumento da capacidade instalada, além da remodelação da linha de montagem e treinamento dos profissionais da produção.

O Novo Ecosport, que foi desenvolvido no Brasil e será vendido em 100 países, representa um passo adicional no aprimoramento da fábrica, com a adoção de parâmetros comuns em relação aos demais países fabricantes. Segundo a Ford, Camaçari é hoje considerada uma das mais modernas do mundo, com 28 fornecedores reunidos no mesmo prédio. Além da nova estamparia, ela conta com linha de soldagem da carroceria 100% automatizada, pintura feita à base de água e montagem final monitorada por câmeras digitais.

A empresa divulgou vídeo que destaca a área de estamparia, equipado com setor de prensas totalmente automatizadas, capazes de operar com o dobro da velocidade anterior. Foram agrupadas quatro linhas de prensas com capacidade de 1.000 a 2.500 toneladas. A nova estamparia produz tetos, portas ou laterais do carro ao ritmo de 15 peças estampadas por minuto, a partir de uma folha de aço plano introduzida no início da máquina. O tamanho da instalação impressiona. Somente o equipamento ocupa uma área de 900 m² e tem uma altura que chega a 11,5 m. A área total do prédio onde ele está instalado é de 2.600 m².

“Essa linha de prensas é um diferencial para o Novo EcoSport: traz alta qualidade, velocidade de produção e rapidez na troca de ferramentas, que é feita em apenas 6 minutos, em relação aos 20 minutos tradicionais”, diz Adão Aldo Morgan, gerente de Engenharia de Manufatura da fábrica.

A modernidade do equipamento também é vista do ponto de vista da sustentabilidade: ela reduz ao mínimo o uso de óleo de estampagem para lubrificar as peças. Provida de um dispositivo hidráulico inteligente de repuxo, permite o ajuste e regulagem durante toda a fase de estampagem. “Isso se traduz em eficiência e qualidade”, completa Wladimir Cardoso, gerente da Estamparia.

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