(22/07/2012) – O IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas inaugurou na semana passada o Núcleo de Bionanomanufatura que irá atuar nas áreas de biotecnologia, nanotecnologia, microtecnologia e metrologia de ultraprecisão.
“As novas instalações são um marco nesta área no Brasil e internacionalmente. Recebemos no mês de abril a visita de Ulrich Buller, vice-presidente de planejamento de pesquisas do Instituto Fraunhofer, na Alemanha, que ficou impressionado com o peso da iniciativa”, afirmou João Fernando Gomes de Oliveira, diretor-presidente do IPT.
Segundo Oliveira, o novo centro do IPT é parte do programa de modernização do Instituto e teve como ponto de partida para sua instalação as portunidades de negócios vislumbradas a partir de problemas industriais. Com base nos business plans de inovação das empresas, o IPT desenhou fluxos de atividades para atender demandas pré-pesquisadas e, a partir daí, saber quais seriam as competências em pessoal e infraestrutura necessárias para o projeto de um centro multidisciplinar.
Metrologia de Ultraprecisão – O centro de bionanomanufatura do IPT contará com uma área de micrometrologia tridimensional e metrotomografia que prestarão serviços e darão apoio às pesquisas de diversas áreas do Instituto, além de uma área de microusinagem que funcionará principalmente como suporte ao laboratório de microfluídica para a fabricação de dispositivos e componentes.
Entre os novos equipamentos do centro estão uma máquina de medição por coordenadas de alta exatidão, usada para microgeometrias com apalpadores de fibra óptica para medição em 2D e 3D, e o sistema multissensor de metrotomografia para detecção e análise de defeitos em peças e mecanismos complexos, fabricados em materiais metálicos e não-metálicos. “Qualquer amostra que possa ser projetada no detector e ‘atravessada’ pelos raios-X por completo em todas as direções é um potencial uso da máquina. Conseguir examinar uma peça por dentro sem a sua destruição é uma grande vantagem da tomografia. A metrologia multissensor tridimensional oferece soluções para medição de componentes de dimensões milimétricas, geometrias micrométricas e incertezas submicrométricas”, informou Christian R. Baldo, diretor do Centro de Metrologia Mecânica e Elétrica.
O Núcleo contará também com uma área de microtecnologia. De acordo com a engenheira mecânica Luciana W. Ramos, o objetivo da implantação da área no novo centro é auxiliar as indústrias na fabricação de componentes e sistemas em escala micrométrica, em competências já presentes ou em implantação no IPT, como processos LTCC (Low Temperature Co-fired Ceramics), de microusinagem e de microfabricação em sala limpa, que podem ser combinados para diversas aplicações.
Segundo a engenheira, o IPT já desenvolve aplicações nesse campo, caso do microrreator em LTCC para biodiesel, um trocador de calor compacto também em LTCC e a geração de emulsões em microdispositivos em vidro, que têm agora à disposição dos pesquisadores uma nova infraestrutura composta de equipamentos para processos de deposição física por vapor (PVD) de filmes finos, fotolitografia e microscopia eletrônica de varredura. “Grande parte das pesquisas em microtecnologia requerem ações multidisciplinares, o que abre caminho para estabelecer parcerias entre os diversos laboratórios do IPT e com clientes externos para atingir novas possibilidades de atuação”, explicou Luciana.