
(05/02/2026) – Recentemente, o mercado brasileiro passou a contar com um novo fabricante de alargadores de PCD e CBN: a Keytools Ferramentas. Fundada há seis anos, em Santo André (SP), há cerca de dois anos a empresa resolveu ampliar a sua linha de produtos com a produção de alargadores de alta performance. Anteriormente, a empresa já atuava como prestadora de serviços de reafiação e repastilhamento desta linha de ferramentas.
Rodney Almeida, diretor na Keytools, conta que sua experiência profissional em vários fabricantes internacionais de ferramentas, incluindo a Komet, foi fundamental para o seu conhecimento no mercado de alargadores de PCD e CBN. “Após diversos treinamentos nas matrizes de players internacionais, incluindo a transferência de tecnologia, tenho a certeza de que a expertise na fabricação de ferramentas especiais e alargadores irá posicionar a Keytools como um dos principais fornecedores nesse segmento”, afirma.
“Aliás, isto já vem ocorrendo. Nesse curto período de tempo já aumentamos significativamente nossa presença no mercado nacional”, acrescenta. “Isto acontece porque as indústrias brasileiras necessitam obter ganhos de produtividade com tecnologia de ponta, preços e prazo competitivos”.

De acordo com Almeida, a Keytools já é fornecedora de grandes grupos nos setores de autopeças, agrícola, automobilístico, entre outros, com presença em vários clientes, tanto em São Paulo como em outros Estados. “Nossa ideia é oferecer aos clientes um atendimento premium para atender suas necessidades em processos de alargamento”.
Linha KER e KSR – A linha de alargadores da Keytools é composta pelos modelos KER (Keytools Expansible Reamers) e KSR (Keytools Solid Reamers). “São produtos que se destacam por conta da tecnologia alemã aplicada na geometria de afiação, específica para cada tipo de material e processos, oferecendo aos clientes um serviço completo e rápido para suas necessidades referentes à fabricação, reafiação e recondicionamento de ferramentas”.
Lembrando que alargadores são itens de alto valor, Almeida frisa que “prestar um serviço de repastilhamento e reafiação confiável e de alta qualidade aumenta a vida das ferramentas significativamente, reduzindo, portanto, os custos do cliente”.