São Paulo, 18 de dezembro de 2025

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

17/12/2025

GE Aerospace investe para dobrar capacidade no Brasil

(18/12/2025) – A GE Aerospace está investindo R$ 430 milhões em sua unidade brasileira, a GE Celma, para a instalação de uma nova planta de manutenção, reparo e revisão de motores de aviões. A nova fábrica, localizada em Três Rios (RJ), vai praticamente dobrar a capacidade de manutenção de motores da empresa no Brasil, saltando de 600 para 1.000 unidades/ano.

Prestes a completar 75 anos de atividades e 30 anos como parte da GE Aerospace, a Celma conta com cinco unidades no Rio de Janeiro e tem sede em Petrópolis.

“Este é um momento especial”, afirma Julio Talon, líder de MRO da GE Aerospace no Brasil. “A oficina de MRO de Três Rios será a maior instalação de revisão de motores CFM LEAP do mundo, atraindo clientes de outros continentes e fortalecendo a reputação do Brasil como um ator-chave na indústria aeroespacial.”

Os motores CFM LEAP são produzidos pela CFM International, uma joint venture 50-50 entre a GE Aerospace e a Safran Aircraft Engines. Entraram em operação em 2016 e estão entre os principais motores para aeronaves comerciais de corredor único, equipando aviões da Boeing, da Airbus e da chinesa Comac. Seu antecessor, o motor CFM56, é um dos motores a jato comerciais mais vendidos da história.

Assim como ocorreu após o lançamento do motor CFM56 no início da década de 1980, será necessário um esforço conjunto da rede de manutenção, reparo e revisão (MRO) da GE Aerospace para reparar os motores LEAP e devolvê-los rapidamente às companhias aéreas clientes. Os primeiros motores LEAP produzidos deverão passar por suas manutenções programadas nos próximos anos, um dos fatores que impulsionara a realização dos investimentos nas novas instalações de Três Rios.

A unidade de Três Rios será dedicada exclusivamente aos motores CFM LEAP-1A e -1B, que equipam os Airbus A320neo e Boeing 737 MAX, respectivamente. “Outras oficinas da Celma continuarão a trabalhar com motores como o CF6, o CFM56 e o ​​GEnx, que permanecem em alta demanda devido à sua longa vida útil e ampla utilização”, acrescenta Talon.

A expansão da Celma deverá gerar mais 400 empregos, elevando o total de funcionários da operação brasileira para quase 4.000. “Não estamos esperando a inauguração da planta de Três Rios para treinar novos funcionários”, afirma Jaqueline Tibau, líder de Recursos Humanos da Celma. “O treinamento está em andamento para que possamos começar a trabalhar imediatamente quando a unidade for inaugurada.”

A parceria com o Senai – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial tem sido fundamental para o sucesso da Celma. Segundo a empresa, “a colaboração contínua com o Senai garantirá que os funcionários da GE Aerospace estejam bem-preparados para atender às novas demandas técnicas”.

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.