
(30/11/2025) – O município de Guaramirim, Santa Catarina, foi confirmado como a sede da nova e estratégica unidade de equipamentos de grande porte da WEG, gigante global do setor eletromecânico.
Com um investimento recorde de R$ 900 milhões — o maior da história da cidade e da WEG em um único projeto —a fábrica de 35 mil m² tem previsão de gerar 1 mil empregos diretos e de 2 mil a 3 mil indiretos.
A nova unidade será focada na produção de compensadores, turbogeradores e motores de indução de alta rotação. Além disso, a estrutura permitirá a fabricação de novos produtos essenciais, como motores, geradores e turbinas hidráulicas.
O novo parque fabril será, de imediato, dedicado à produção de equipamentos de grande porte, como compensadores síncronos até 330 MVAr, turbogeradores de até 200 MVA e motores de indução de alta rotação, e possibilitará o aumento do escopo de prestação de serviços para motores, geradores e turbina hidráulica até 300 MVA.
Para o prefeito Adriano Zimmermann, o projeto implicará em um significativo incremento na arrecadação municipal e na geração de empregos.
“Esse investimento foi possível porque houve muita dedicação de todos os envolvidos e porque implantamos um governo íntegro e técnico, o que gera credibilidade”, apontou.
Além de incentivos tributários, a prefeitura local contribuirá com a construção de um acesso à fábrica no valor de R$ 4 milhões.
Segundo o CEO da WEG, Alberto Kuba, a escolha por Guaramirim considerou fatores estratégicos cruciais, como a proximidade com Jaraguá do Sul, cidade próxima onde fica a matriz da empresa, a disponibilidade de mão de obra e a logística privilegiada, com fácil acesso às BRs 101 e 280, e aos portos da região.
“O investimento representa um novo momento para a WEG. Neste parque, serão fabricados produtos de grande porte que serão enviados para o mundo inteiro”, declarou Kuba, enfatizando que os futuros projetos da multinacional devem ser concentrados nesse novo parque industrial.
A construção do parque será iniciada em 2026 no bairro Poço Grande, a 3,5 km da WEG Tintas, ponto escolhido pela proximidade com a BR-280 e a futura Via Mar. A previsão é de que as operações comecem em 2028.