(08/07/2012) – Com investimento de R$ 60 milhões, a Faurecia – 6ª maior fornecedora mundial de equipamentos automotivos – inaugurou na quinta-feira passada, em Limeira (SP), a maior unidade de produção de sistemas de escapamentos da América do Sul.
No local, que passa a ser a sede da Divisão de Tecnologia de Controle de Emissões na América do Sul, também foi instalado um TechCenter que vai atuar nas áreas de engenharia e desenvolvimento para montadoras instaladas no Brasil e na Argentina. A nova planta – com área construída de 30 mil m² – tem capacidade de produção suficiente para equipar 1,4 milhão de veículos de passageiros e 60 mil veículos comerciais por ano.
Segundo a Faurecia, a fábrica está equipada com tecnologia de ponta para produção de sistemas de escapamento completos e seus componentes, para veículos de passeio e comerciais, seguindo as atuais e futuras normas ambientais Euro 5 (P7). “A nova unidade também poderá se adaptar à evolução do mercado automotivo brasileiro em sua tendência de crescimento no médio prazo”, diz comunicado da empresa.
A fábrica de Limeira produz peças para sistemas de escape como coletores de ar, conversores catalíticos, filtros de partículas para sistemas a diesel e abafadores de ruído, bem como sistemas completos, utilizando processos de última geração na área de solda. A produção ainda inclui o fornecimento de componentes para unidades do grupo que operam no regime just-in-time (JIT), localizadas nas imediações de montadoras.
TechCenter – Com área de 1,5 mil m², o Tech Center conta com moderno departamento de protótipos habilitado para transformar os modelos computacionais e desenhos em peças físicas para testes e validação. Para garantir alta eficácia de suas operações, foram investidos R$ 3 milhões em tecnologia e equipamentos, considerados “best in class” na área de durabilidade de componentes automotivos, com alto nível de repetição e precisão.
Com a abertura do centro tecnológico, a operação brasileira deixa de trabalhar apenas conceitualmente no desenvolvimento do produto por meio das ferramentas computacionais CAD, CAE e de outras de predição do comportamento dos sistemas de exaustão, e passa a atuar em todas as fases do ciclo de criação. “Isso representa um significativo incremento em seus níveis de serviço, qualidade, tempo, custo e processo, gerando uma evolução no atendimento prestado aos clientes”, destaca a Faurecia.
“A empresa está crescendo em ritmo mais rápido que o do mercado automotivo, usufruindo de sólido potencial de crescimento, beneficiando-se de um diversificado mix de clientes e melhorando continuamente sua estrutura de custos”, afirma Yann Delabrière, CEO da Faurecia.